O poder da Pedra Ametista, seu significado, propriedades equilibradoras e a capacidade de cura, tornam esse cristal um dos mais populares. Considerada a pedra da transmutação, graças a sua cor violeta e a forma que atua facilitando a conexão dos corpos físico, emocional e espiritual o colar de ametista é um importante amuleto para diversas culturas ancestrais e graças ao amplo significado da pedra ametista ela também é utilizada em rituais de purificação, sobretudo a drusa de ametista que vibra a cor violeta de forma a promover uma limpeza energética segundo a mitologia criada em torno deste cristal. Por ter uma incidência muito grande de ametista em solo brasileiro, a ametista do sul é uma pedra relativamente acessível e de baixo custo ambiental de acordo com o método de extração utilizado, já que em alguns solos a ametista pode ser encontrada tão próxima ao superfície que é tirada diretamente com a mão.
Pedra Ametista Significado e Propriedades de Cura
Pedra ametista, significado abrangente que povoa mitologias ancestrais desde os primórdios. Considerada um amuleto para proteção o colar de ametista era muito utilizado pelos gregos para proteção. Para povos ancestrais latino-americanos, a pedra ametista é capaz de transmutar energias ruins e sombras pessoais.
Seu nome tem origem no grego Amethystós com tradução literal “não bêbado” ou sóbrio.
Graças a sua cor violeta observa-se quando utilizada corretamente, que pode dissipar a raiva, o ódio, o medo e ansiedade e afastando amizades falsas e vampirizadoras.
Constatou-se também que a pedra ametista facilita o desligamento dos pensamentos de questões mundanas. Além disso o cristal de ametista tem o poder de conectar os corpos físico, emocional e espiritual e atua ativando os chakras superiores.
Afinidades e Sinergia da Ametista
Signos:
Áries, sagitário, capricórnio, peixes;
Planetas:
Júpiter, Mercúrio, Netuno;
Chakras:
Sahashara, o sétimo 7° Chakra ou Chakra Frontal;
Minerais para Sinergia:
Ouro, Prata, Cobre, Ferro, Níquel.
Candomblé / Umbanda:
Nanã Buruku / Nanã Buruquê;
Profissões:
Biblioteconomia, Endocrinologia, Filosofia, Gastronomia, Geografia, História, Letras, Moda, Nutrição, Pedagogia, Teologia, Turismo.
4 Dicas de Como usar a Pedra Ametista
No dia-a-dia podemos utilizar um anel, amuleto ou colar de ametista ou ainda objetos de decoração para proteção.
Caso o propósito seja obter influência da vibração da Ametista para cura emocional e física ela pode ser utilizada em vigílias de oração, cerimônias, práticas de meditação, repousando sobre os chakras como é o caso da yoni egg de ametista e também da massagem corporal com pedra ametista ou ainda através da ingestão de água solarizada com ametista.
Amuleto ou Colar de Ametista
O colar de Ametista é um ótimo objeto para ser utilizado no dia a dia ele garante proteção e transmuta as energias negativas fortalecendo o foco quando necessário já que esta pedra trabalha também o desligamento dos Pensamentos mundanos. Quando feito artesanalmente e limpo da maneira correta, torna-se um amuleto a ser utilizado como instrumento de cura ancestral.
Yoni Egg de Ametista ou Ovo de Ametista
Yoni egg é uma prática de origem mexicana e chinesa, na qual coloca-se na cavidade vaginal um ovo de obsidiana com o intuito de trabalhar as sombras de cada mulher e leva-la a uma conexão plena com sua essência.
Ao tornar-se conhecida essa prática passou a ser estudada e além da obsidiana alguns cristais começaram a ser utilizados no processo de cura do feminino de acordo com a necessidade especifica de cada mulher. É importante que está prática seja realizada apenas por quem tenha o conhecimento necessário ou esteja sendo acompanhada por uma cristal terapeuta e etc.
Por ser um cristal ligado a sabedoria espiritual quando utilizado na cavidade vaginal abre a intuição e promove o amor pelo divino facilitando o processo de aceitação da Deusa Interior.
Repousar Sobre os Chakras
Utilizada no Chakra Frontal A fim de proporcionar relaxamento e facilitar a meditação e o processo de transmutação das sombras pessoais e elevação espiritual.
Água solarizada com Ametista
A Água solarizada pode conter flores e ervas ou ainda ser feita utilizando apenas o cristal de Ametista.
Para preparar a água solarizada com ametista basta encher uma garrafa de vidro com água mineral, acrescentar alguns cristais de ametistas (após efetuar a limpeza física e energética) e deixar que a garrafa pegue ao menos 6 horas consecutivas de sol.
Drusa de Ametista
Além de linda, a Drusa de ametista é purificadora podendo ser utilizada para higienizar objetos de poder como amuletos, pedras e adornos do dia a dia, entre outros. Também é ótima purificadora de ambientes. A Drusa de ametista quando utilizada para purificação deve ser higienizada com água corrente antes de iniciar o processo de limpeza escolhido.
7 Dicas de como limpar e energizar a Pedra Ametista
O ideal é que você descarregue as energias depositadas na sua pedra e depois volte a recarrega-la. Por isto a limpeza do cristal de ametista é feita utilizando os 4 principais elementos presentes na natureza (terra, água, ar e o fogo) seguindo os passos descritos abaixo:
Se você mora em apartamento ou não tem quintal de terra:
- Deixe sua ametista de molho em água com sal de preferência exposta a luz solar por 6 hora ou mais;
- Enxague bem; coloque sua(s) pedra(s) em um recipiente de vidro ou ainda em um vaso de planta onde a pedra possa receber luz solar e lunar por 24 horas ou mais (eu costumo deixar 1 ciclo lunar completo).
- Pronto, sua pedra esta pronta para uso e devidamente energizada.
Se você tem acesso a um quintal de terra:
- Enterre seu cristal na terra por 12 horas ou mais;
- Depois de desenterrar sua pedra, deixe ela em contato com a natureza em um lugar a céu aberto onde a pedra ametista possa receber a influência do sol, lua, ventos e chuva por pelo menos 24 horas.
- Pronto sua ametista esta devidamente limpa e energizada para ser utilizada novamente.
4 Métodos de limpeza Ancestrais porém atuais:
- Na cultura norte americana, a limpeza é feita através da defumação com cedro e sálvia branca;
- Em algumas culturas latino-americanas, é efetuada a defumação com palo-santo;
- No antigo Egito os cristais eram limpos e reenergizados ficando por um período no centro de uma pirâmide de metal;
- Povos Nativos do Brasil limpavam a ametista do sul em água corrente como o mar, rios e cachoeiras.
Para ver o vídeo que criamos com o passo a passo pare efetuar a limpeza e energização do seu cristal através de métodos contemporâneos e Ancestrais, clique aqui.
Misticismo versus Ciência
Até hoje existe muita divergência de opinião sobre a comprovação cientifica dos poderes de cura dos cristais. Existem estudos como o de James Maxwell de que tudo o que ocupa espaço e reflete luz, vibra em determinada frequência.
Além disso, temos o conhecimento de que tudo no planeta de alguma forma se comunica, mesmo que através de vibrações. Através de saberes ancestrais como a medicina ayurveda que deu origem a medicina chinesa e ocidental sabemos que os chakras se beneficiam da vibração das cores. Recentemente, por exemplo, já foi comprovado cientificamente que as árvores têm o poder de se comunicar através das suas raízes e desta forma ajudarem umas às outras a se manterem vivas.
Nos conhecimentos das culturas ancestrais (que cada vez mais são respeitas pela ciência), acredita-se que nosso corpo como um todo possui ligações cósmicas e sofre influência dessas energias, consideradas energias sutis. Tribos nativas mexicanas entre outras culturas já utilizavam pedras cristais e vidros como instrumentos de cura para o corpo e espírito.
Curiosidades sobre a pedra Ametista
A Ametista do Sul que é encontrada no sul do Brasil possuí uma cor mais lilás, em outras regiões essa cor pode ser mais intensa chegando ao violeta, porém independente da tonalidade suas propriedades se mantém, pois estão relacionadas aos elementos químicos que compõe a ametista. Estes elementos influenciam também na cor, planeta regente da pedra e sinergia com signos do zodíaco. Da mesma forma o período de resfriamento ao qual cada tipo de pedra ou cristal foi exposto, impacta na sua dureza.
Informações Técnicas
- Dureza: 7 na escala mohs
- Família de origem: sílica
- Sistema Cristalino: Trigonal com prismas de 6 lados (hexagonal)
- Cor: violeta, vermelho pálido, lilás translúcido
- Composição Química: SIO2 – Óxido de Silício
- Fluorescência: Fraca
- Impacto Ecológico: de Baixo á Alto variando de acordo com o tipo de extração da ametista.
Atenção
A pedra Ametista não é recomendada para pessoas com paranoias ou esquizofrenia. Bem como menores de 21 anos com históricos familiares das manifestações citadas.
Fontes
Homens e mulheres que propagam conhecimentos ancestrais através da tradição oral em busca de tornar acessível instrumentos de cura do corpo físico e sútil.
Bibliografia Consultada e Recomendada
Atlas de mineralogia – M. Font Altaba.
Gemas do mundo –Walter Schumann.
A Cura pelos Cristais – Katrina Raphaell
Abc dos Cristais – Antonio Ducan
O livro das Pedras Sagradas – Bárbara G. Walker.
A Bíblia dos Cristais – Judy Hall.
Imagens Utilizadas
Autoria própria, veja mais no instagram @coexistenciacotidiana