Tecido Natural

O Tecido Natural ganhou nova importância na moda e diversas marcas nascem ou se reinventam para atender esta demanda do mercado.

Tudo começou com o movimento slow fashion que defende uma nova forma de vestir.
Tecidos Naturais, roupas feitas á mão, acessórios artesanais, roupas recicladas e peças de brechó compõe o guarda-roupa. O importante é gerar menos lixo e consumir com consciência.

Mas e as peças de material sintético devemos nos livrar delas?

Não, devemos reaproveita-las e dar nova vida a elas. Um bom exemplo disso é a empresa insecta shoes que recicla roupas criando sapatos artesanais incríveis. Portanto vale reformar, trocar, doar. O importante é reduzir o lixo que a indústria da moda vem gerando há décadas.
Sempre escutamos por aí que os tecidos naturais são melhores que os tecidos sintéticos e para desvendar de uma vez por todas essa afirmação listamos as principais características de ambos para que você possa fazer a sua escolha na hora de comprar.

Características das Fibras Naturais:

Os tecidos naturais duram mais;
São flexíveis e não deformam com o uso;
Peças de fibra natural são muito mais resistentes;
São agradáveis ao toque e confortáveis;
Deixam a pele respirar;
Não acumulam odores e dificilmente ficam com manchas de suor;
As roupas feitas de tecido natural são leves e frescas;
A Fibra Natural Orgânica não agride o meio ambiente;

Características das Fibras Artificiais :

Não absorvem a transpiração e ficam com cheiro desagradável;
As peças abafam a pele e por consequência nos aquecem provocando ainda mais suor;
Queimam facilmente com o calor do ferro;
Os tecidos sintéticos deformam e criam bolinhas;
O Toque é áspero e as peças estragam facilmente;
Por serem fibras artificias são tecidos elaborados para não amassar;
Levam anos para se desintegrar prejudicam e poluem o meio ambiente.

Para saber se o tecido é natural ou não a dica é verificar a etiqueta:

Opções de Tecidos Naturais:
Seda, Algodão, Lá, Linho, Brim, Cardamo, Percal, entre outros … Geralmente custam mais caro, porém como as peças duram muito mais tempo é um investimento perfeito para quem deseja ter um guarda roupa sofisticado e atemporal.

Opções de Tecido Sintético:
Poliéster, Poliamida, Elastano, Tactel, Lycra entre outros … São peças baratas que podem ser bastante elásticas. Em sua maioria não amassam e a variedade de cores é grande.

Tecido de Origem Animal:
Nem todo tecido natural é de origem vegetal. Quando constar na etiqueta de composição da sua roupa seda,  lá e angorá, fique atento pois estes são fibras de origem animal bastante usadas no Brasil. Por isto é importante ter um cuidado especial com a origem do tecido, pois existe a utilização sustentável ou não destes tipos de tecido.

Já o couro é um tecido de origem animal que não pode ser extraído sem que o animal seja morto, por isto é uma alternativa com custo ambiental alto.

Tecido Vegano:

Tecidos sintéticos e tecidos naturais de origem vegetal são em sua maioria vegano, mas isto não quer dizer que seja uma fibra sustentável.

Se for escolher um tecido Vegano de origem sintética escolha tecidos feitos através da reciclagem de garrafa pet, nylon entre outros.

Comente ou Compartilhe

One Comment

Comments are closed.