Energização das Pedras e Cristais

As Pedras e Cristais são minerais naturais considerados por muitos povos ancestrais um poderoso instrumento de cura. E como qualquer instrumento de cura ou objeto de poder, as pedras e cristais devem ser energeticamente limpas e re-energizadas para que continuem desempenhando seu papel curador.

Muitos dos pesquisadores que estudam os cristais relatam a fadiga da pedra que acaba se partindo ou até mesmo perdendo o brilho do polimento quando utilizadas sem que a limpeza e re-energização sejam efetuadas. Isto ocorre pois as pedras e cristais trocam informações com quem as utiliza, e assim como todas as formas de vida do nosso planeta, quando estamos carregados emocionalmente os cristais sofrem com essa mesma carga. Segundo os olhos de culturas tradicionais sobretudo mexicanas e chinesas, este processo simboliza a “morte”, das pedras e cristais, ou seja, aquela pedra e cristal que perdeu o polimento ou se partiu, não poderá mais ser utilizado para fins terapêuticos, misticos e medicinais.

 

Existem diferentes formas de efetuar a limpeza e energização das suas pedras e cristais e listamos diferentes formas.

6 Métodos de Limpeza e Energização:

Para quem vive em apartamento ou casa, na cidade ou não.

 

Método 1: Defumação

  1. Você pode efetuar a defumação com palo santo, cedro, sálvia branca, arruda ou resinas como breu branco.

Método 2: Drusa de Ametista

  1. A Drusa de Ametista tem o poder de transmutar as energias sendo utilizada para efetuar limpeza em outras pedras e objetos de poder ou de uso frequente no dia a dia como anéis, pulseiras e etc.

Método 3: Salmoura e Sol

  1. Deixe sua ametista de molho em água com sal de preferência exposta a luz solar por 6 hora ou mais;
  2. Enxague bem; coloque sua(s) pedra(s) em um recipiente de vidro ou ainda em um vaso de planta onde a pedra possa receber luz solar e lunar por 24 horas ou mais, programando a retirada das pedras para o período de lua cheia.
  3. Pronto, sua pedra esta pronta para uso e devidamente energizada.

Atenção: Está Técnica não é recomendada para a selenita bruta, pois pode enfraquecer a pedra fazendo com que ela comece a esfarelar ou até mesmo quebre.

Método 4: Enterrar e Iluminar

  1. Enterre seu cristal na terra por 12 horas ou 01 semana, dê preferência para dias de lua crescente ;
  2. Depois de desenterra-lo, deixe suas pedras e cristais em contato com a natureza, em um lugar a céu aberto para que receba influência direta do sol, lua, ventos e chuva por pelo menos 24 horas.

Método 5: Sol e Chuva

  1. Deixe suas pedras e cristais expostas ao tempo preferencialmente por 1 ciclo lunar completo, inicie a limpeza na lua nova e recolha suas pedras na lua cheia.

Método 6: Banho de Rio, Mar ou Cachoeira

  1. Se sua presa esta fixa a um amuleto como colar, anel e etc, leve ela para tomar um banho de rio, mar ou cachoeira com você.

Como guardar as Pedras e Cristais

Para que a pedra ou cristal se mantenha energizado é necessário que a energia circule, porém esta energia não deve ser trocada por energias do ambiente, principalmente caso a pedra esteja sendo guardada com um fim específico. Sendo assim devemos envolver nossas pedras e cristais em um pano vermelho.

Mas porque o Pano vermelho?

Utilizando os princípios da cromoterapia sabemos  que a cor vermelha faz a energia circular e da mesma forma ela protege repelindo para longe oque possa roubar a energia.

A história por traz das técnicas de Energização dos Cristais

  • Na cultura norte americana, a limpeza de objetos cerimonias, bem como das pedras e cristais é feita através da defumação com cedro e sálvia branca;
  • Em algumas culturas latino-americanas, é efetuada a defumação com palo-santo ou ervas da região onde cada tribo fica localizada, sendo um dos mais populares o tabaco;
  • No antigo Egito os cristais eram limpos e reenergizados ficando por um período no centro de uma pirâmide de metal;
  • Povos Nativos do Brasil limpavam a ametista do sul entre outras pedras e cristais em água corrente como o mar, rios e cachoeiras.

Fontes:

Homens e mulheres que propagam conhecimentos ancestrais através da tradição oral em busca de tornar acessível instrumentos de cura do corpo físico e sútil. 

Bibliografia Consultada e Recomendada

Manual de Litoterapia, La curación por las rocas – José Antonio Sha, Adelita Salcedo

Atlas de mineralogia – M. Font Altaba.

Gemas do mundo –Walter Schumann.

Abc dos Cristais – Antonio Ducan

O livro das Pedras Sagradas – Bárbara G. Walker.

A Bíblia dos Cristais – Judy Hall.

Imagens Utilizadas

Autoria própria, veja mais no instagram @coexistenciacotidiana

Comente ou Compartilhe