Yoga, enquanto tudo cai eu dou risada

A Yoga combina a respiração com movimentos e meditação. E são tantas as variedades de Yoga para iniciantes, que até as pessoas mais agitados conseguem encontrar um tipo de Yoga que se enquadre em seu estilo de vida. As práticas de respiração (pranayama) e posições (asanas) proporcionam equilíbrio, disciplina e auto-conhecimento, além de deixar o corpo lindo e saudável.

 

 

AUTO-CONHECIMENTO

Quando um prédio cai tudo desmorona de uma só vez …

Eu tô aqui,
nos escombros de mim,
tentando escapar.

Por favor,
alguém aí,
tem uma escavadeira
ou até mesmo um iogue
pra me resgatar ?

Mari Araújo

 

A Yoga para Iniciantes como Eu

Cabeça agita, agenda lotada, trabalho a mil e ainda assim um vazio a espreita e um elefante branco chamado solidão sentado bem no meio da sala.

Ainda bem que a Yoga existe !!!!!!  .

Em meio ao caos da cidade e de todas as coisas que povoam a vida e o tempo a Yoga combina respiração, movimentos e meditação transformando a tal “atividade física” em uma caminhada deliciosa de auto-conhecimento e auto-cuidado.

 

 

Asanas

 

Asanas são as posições praticadas na Yoga.Algumas Asanas massageiam o aparelho digestivo, outras melhoram dores musculares como a cólica menstrual muito forte enquanto alinham nosso corpo energeticamente.

As principais Asanas ou Posturas de Yoga para iniciantes são:

Pashimottanasana ou Postura da pinça sentada,

Vrksana ou a Postura da Árvore,

Matsyasana pu Postura do peixe,

Balasana ou á Postura da criança,

Ustrasana ou Postura do camelo,

Salamba sirsasana ou Postura de parada de cabeça com apoio,

Navasana ou Postura da vela;

Virabhadrasana 1 ou Postura do guerreiro,

Baddha Konasana ou Postura reclinada em ângulo fechado.

 

Pranayama

Pranayama é a prática de respiração proposta pela Yoga para facilitar a purificação do corpo, mente e espirito já que nas linhas de Yoga Tradicional o corpo é composto não apenas da matéria, mas também do corpo sútil.

Corpo Sútil é um sistema sutil de centros de energia (chakras) e canais (nadis) que se comunicam pelo nosso corpo cuidam do bem estar do nosso corpo físico assim como do nosso intelectual/mental, emocional e espiritual.

“Firmeza em manter a atenção depende de respiração lenta. Respiração rápida, superficial e irregular acompanha estados emotivos prejudiciais: medo, luxúria, raiva.”

(Paramahansa Yogananda)

Através do pranayama é possível desacelerar os pensamentos, diminuir a ansiedade, melhorar o sono e desintoxicar o corpo, palavra de origem em sânscrito prana que significa energia vital e na palavra ayama que significa expansão, esta técnica trata-se de fomentar a força interior. Não é atoa que um dos principais benefícios da Yoga é aprender a respirar.

Pilares da Yoga

São 8 os pilares da Yoga:

Yama: correções de postura perante o convivo social baseado na transparência.
Composto de 5 sub-pilares:

  • Ahimsa: pratica da não-violência;
  • Satya: honestidade e sinceridade na comunicação, caminhar com a verdade;
  • Asteya: dizer não ao materialismo, não abandonar a honestidade por bens materiais;
  • Brahmacharya: escolha cuidadosamente seus parceiros sexuais, tudo é energia e no momento do orgasmo recebemos e entregamos tudo aquilo que é nosso e que vivenciamos em nossas relações e vice-versa. Sexualidade é amor, respeito e amizade;
  • Aparigraha: desapego a tua aquilo que não é vital, abandono de todo excesso ou desejo.

Nyama: Disciplina na ação, composto de 5 pilares de reedução de postura em favor do bem estar e equilíbrio:

  • Saucha: Limpeza do nosso corpo, emoções e do espaço que habitamos e compartilhamos (ruas, banheiros e outros espaços coletivos);
  • Santosha: Agradecer a cada privilégio como o de ter cobertas, pegar trânsito ao voltar do trabalho ao invés de estar em casa desempregado. Não trata-se de acomodar-se e sim de contentar-se;
  • Tapas: Queimar, este estudo trata-se de manter acesso o fogo que carregamos em nós e fazendo com que possamos atingir nossos objetivos;
  • Swadhyaya: Auto-conhecimento;
  • Ishvara Pranidhana: A força maior que rege o universo, a energia da existência, do espirito santo, grande mistério ou apenas Deus;

Asanas: as Posturas da Yoga alongam, fortalecem, massageiam e tonificam o corpo físico;

Pranayama: a expansão da energia vital através da respiração;

Pratyahara: ignorar o entorno, abster-se dos sentidos;

Dharana: fixar a atenção em um ponto concreto único como por exemplo a sua própria orelha;

Dhyana: a meditação, a mente vazia concentra-se apenas em um ponto.

Samadhi: pensamentos neutralizados, ligação com o absoluto, a essência do existir.

Estes pilares são o caminho de disciplina que um Iogue ou Ioguini no feminino deve percorrer para atingir a ligação com o absoluto

 

A Origem da Yoga

A palavra yoga ten sua raíz no verbo sânscrito yuj que significa união. De origem indiana é uma prática do povo Hindu. Contudo sua origem ainda causa muita controvérsia entre os historiadores que ainda não entraram em um consenso sobre sua origem. O registro mais antigo considerado válido para a história oficial da Yoga são os Sutras (textos clássicos escritos por Patañjali sobre os ensinamentos da Yoga.

Popularizada no ocidente pelo Iogue Paramahansa Yogananda, autor do livro “Auto-Biografia de um Iogue”, que reúne diversos conhecimentos sobre esta prática milenar que conquistou milhões de adeptos pelo mundo.

No Brasil a prática de Yoga teve 2 principais percursores: Professor Hermógenes que difundiu os os conhecimentos da Yoga sem priorizar o ganho de recursos financeiros, seguido e defendido pelos principais praticantes e mestres de Yoga. DeRose, carioca que a partir dos conhecimentos da Yoga criou o Método DeRose que promete qualidade de vida. Figura polêmica, sua forma de praticar Yoga é contestada por muitos mestres.

Apesar de Derose e do Professor Hermógenes atuarem com diferentes filosofias, ambos foram responsáveis por consagrar a Yoga no Brasil.

Diferentes Práticas de Yoga para Iniciantes ou Não

Raja Yoga: Ensinada nos sutras escritos por Patañjali tem como conduzir o praticante disciplinado a iluminação da consciência através de 4 pilares que levam o individuo a identificação com o universo. ( sentir-se um com o todo).

Além da Raja Yoga, outras práticas de yoga que foram difundidas por diferentes mestres, tem como objetivo não apenas o físico como também o mental e espiritual:

  • Raja Vidya Yoga: através de mantras, posturas e técnicas de concentração e relaxamento como a pranayama (respiração),  conduz o praticante à iluminação da consciência, transmissão de energia . através de posturas físicas, pranayama  levando ao despertar da consciência espiritual.
  • Kryia Yoga: 5 técnicas é um método revivido pelo Mestre Babaji, que consiste em cinco técnicas para purificar e controlar o corpo e a mente;
  • Jñana Yoga: esta prática conduz a evolução através do conhecimento ou sabedoria;
  • Bhakti Yoga: este é o Yoga de devoção, no qual a força emocional e o amor do praticante são purificados e canalizados para Deus;

Hatha Yoga: tem como objetivo o desenvolvimento do potencial do corpo para alcançar a iluminação.

Kundalini Yoga: suas práticas estão trabalha o chakra de base para a energia ali acumulada se expande sincronizando os chakras meridianos.

Power Yoga: Esta é a yoga para os agitados. Com movimentos de pouca duração em cada posição esta prática tem como objetivo perder peso e trabalhar os músculos do corpo, sendo rejeitada pelos praticantes de Yoga (iogues) mais tradicionais.

Yoga Flow: Uma prática criada com o intuito de alcançar o ocidente que possuí movimentos mais fluído que se interligam promovendo uma meditação em movimento. Apenas no final da prática é realizada a meditação sem movimento.

Literatura Recomendada:

Auto-Biografia de um Iogue – Paramahansa Yogananda

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Faça o download clicando aqui

 

Comente ou Compartilhe