Insônia

As fases do sono, oque é melatonina, quais os alimentos, exercícios e remédios naturais para insônia, assim como Receitas de remédios caseiros para insônia e ansiedade a partir da minha experiência pessoal trilhando os caminhos de cura natural e auto-cuidado.
 “Minha insônia foi embora e dormindo, sinto o mundo mais leve  e com a leveza vem as cores, que iluminam o cinza dos dias nos fazendo assumir com maior facilidade os sentimentos para nós mesmos, a ponto de confessa-los em alta voz.

Venho descobrindo como é permitir-se, mesmo quando nossa postura é contrária ao que a convenção corporativa e a regra secreta que rege as relações pessoais diz. Sigo reaprendendo a estar em chamas, ser irracional, emotiva, impulsiva e coerente com o que sinto e acredito. Busco paz. e percebi que a paz só é alcançada quando mergulhamos nos sonhos e em nosso próprio caos. ”

Mari Araújo

 

 

Insônia

A insônia pode ser causada por diferentes motivos e a principal de suas consequências é o cansaço, mental, emocional e físico que podem levar a depressão ou estafa. Por isto dormir tem sido o meu maior remédio, entretanto livrar-se da insônia é algo realmente complexo, sobretudo sem a ajuda de calmantes e naveguei em diversos territórios até encontrar a vontade de dormir novamente e compartilho aqui os territórios percorridos e destaco aquilo que realmente deu certo para mim:

As fases do sono são dividas em 5 estágios e no decorrer da noite percorremos estes estágios diversas vezes e é durante o sono que nosso corpo se recompõe para um novo dia enquanto nosso cérebro fornece as substâncias necessárias para uma noite revigorante.

A melatonina é uma dessas substância substâncias produzida em nosso cérebro durante o sono e atualmente ela também é um suplemento que pode ajudar ou atrapalhar seu organismo. Consumi melatonina em comprimido por mais de 01 ano e mesmo que acordasse “descansada” me sentia em um ciclo de desconexão com o ato de dormir. Aos poucos os sonhos foram desaparecendo e o cansaço voltou a se manifestar, sentia como se estivesse enganando meu corpo e dormir era quase um desses rituais com hora marcada. Melatonina antes, banho quente depois e pronto a vista pesada me levava diretamente para a cama. As vezes 3 horas depois, acordava com o despertado tocando de forma insistente e “descansada” iniciava outro dia. Mas meu corpo mostrava para mim de diversas formas que a insônia não pode ser resolvida na superfície, eu precisava entender o porque deste processo e abandonar a melatonina foi decisivo para que eu consegui voltar a dormir e sonhar.

Como é bom sonhar e vivenciar todas as sensações acumuladas dia a dia em nosso inconsciente. Sonhando ganhamos asas e foi exatamente isto que moveu a buscar uma opção de remédio natural para insônia.

Por isto selecionei receitas de chás, alimentos e óleos essenciais que podem ajudar nesta batalha por uma noite de sono tranquila e sem sintéticos.

Remédios para insônia

Nesta busca testei diversos remédios caseiros para insônia e decidi falar aqui apenas dos remédios naturais para insônia pois foram eles que realmente me devolveram o sono e o poder de sonhar.
Para que possamos nos beneficiar integralmente das propriedades destes calmantes naturais é necessário que o corpo esteja desintoxicado e a alimentação seja equilibrada. Preocupar-se com a respiração também ajuda bastante.

Suco de Maça

A maça possuí propriedades sedativas e calmantes que ajudam a combater a insônia e se você é dessas pessoas que não gosta de chá, este suco é uma excelente opção, e para potencializar os efeitos da maça, você pode acrescentar ao suco diferentes ervas também calmantes e sedativas como a camomila, a melissa e o capim-santo. Alternar as ervas ajudará você a não enjoar com tanta rapidez do seu suco calmante.

Ingredientes 

1 maçã;
1 xícara de chá de camomila (você pode substituir a camomila por melissa ou capim-cidreira)
1 colher de mel (opcional)

 Modo de preparo 

Bato no liquidificador todos ingredientes e beba imediatamente após o preparo pois os sucos tendem a oxidar e perder parte de suas propriedades em contato com o ar.

Chá de Melissa

A melissa também conhecida como erva cidreira é relaxante, sedativa, combate a fadiga, depressão e ansiedade. Calmante auxilia na recuperação do sono.

Ingredientes 

1 colher da erva (pode ser seca ou fresca);
1 xícara água quente;
1 colher de mel (opcional);

 Modo de preparo 

Coloque a erva em um xícara vazia, acrescente a água quente e abafe por cerca de 05 minutos antes de tomar o chá. Atenção a água não  pode estar em ponto de fervura pois queimará a erva prejudicando suas propriedades terapêuticas.

Aromaterapia com Óleo Essencial de Lavanda

Aromaterapia é a ciência que combina o aroma das plantas visando trazer bem estar e cura para nossa saúde física e emocional. A Lavanda em especial é uma planta que possuí um aroma delicioso e acolhedor e suas propriedades calmantes são excelentes ajudadoras na hora de vencer a insônia, por isto é um excelente remédio caseiro para insônia e ansiedade.

Para utilizar o óleo essencial de lavanda contra insônia você pode utilizar um colar de aromaterapia ou ainda um difusor de aroma. Outra opção para quem possuí apenas dificuldade de pegar no sono, é pingar 03 gotinhas do óleo essencial no travesseiro na hora que for deitar.

Pós Banho com Óleo Essencial de Camomila

A camomila é bastante conhecida e fácil de ser encontrada, por isto é uma das ervas mais utilizadas no combate a insônia e seu graças a aromaterapia podemos utilizar seu óleo essencial de diferentes formas e aqui trago uma receita de pós banho que me trouxe bastante bem estar. Esta receita uni as propriedades de 2 importantes plantas calmantes e relaxantes.

Ingredientes 

120ml de óleo vegetal de maracujá;
30 gotas de óleo essencial de camomila romana;

 Modo de preparo 

Em um frasco preferencialmente de vidro, acrescente os ingredientes e misture-os sempre que for utilizar. Aplique após o banho na pele do corpo um pouco úmida. Dê preferência a frascos de vidro e lembre-se que os óleos vegetais quando utilizados em excesso sobre a pele podem manchar tecidos.

Para eficácia das Receitas

Crie uma ritual do sono, cerca de 30 minutos antes de ir deitar busque fazer atividades calmas e introspectivas como prestar atenção a sua respiração, desfrutar de uma boa leitura, alongar o corpo com movimentos lentos, escutar músicas que te relaxem. Neste período evite aparelhos eletrônicos e se possível diminua as luzes.

A insônia e a Alimentação

Existem temperos e alimentos sedativos que incorporados a nossa alimentação nos ajudam a dormir melhor e outros alimentos estimulantes que atrapalham nosso sono.
Substâncias como o cálcio, o potássio, a vitamina B6, triptofano e a própria melatonina são essenciais para uma boa noite de sono.  alimentos que melhoram nosso sono, assim como a lista de alimentos que devemos evitar até que nosso sono esteja regularizado ou devem ser cortados ao menos 4 horas de irmos dormir.

Alimentos que prejudicam o sono

Alimentos estimulantes de um modo geral como Café, Cacau, Chá Verde, Chá Preto, Pimentas, Cravo, Gengibre, Alecrim, Mate e Guaraná.

Alimentos que combatem a insônia

Noz moscada, Maça, Maracujá, Banana, Feijão, Nozes, Grão de Bico, Yogurt, Folhas Verdes, Uva, Ovos, Nozes, Farinha ou Semente de Girassol, Semente de Abobora e Linhaça assim como os Óleos Vegetais de Linhaça, Aboborá e Nozes.

 

Fonte:

Avós, Mães, Mulheres e Homens deste Brasil de todas os oficios, nutricionistas, donas de casa, marceneiros, médicos, doulas, curandeiros e por aí vai. Pessoas que passam seus conhecimentos de boca em boca com muito amor gerando um circulo virtuoso de espalhar o bem.

Comente ou Compartilhe