A boa e velha Alfazema

Minha história com a Alfazema, também conhecida como Lavanda começou cedo, mas com a sintética inicialmente, lembro que tinha aquela colônia de alfazema baratinha lá em casa e os Benefícios da Alfazema eram conhecidos por quase todas as famílias.

Cresci, o tempo passou, e a colônia de alfazema ganhou espaço no lugar das coisas “baratas”, que não eram “descoladas”, passei a perfumar o corpo com outras coisas também industrializadas, porém mais caras e da moda.

Até fiquei com a impressão de que ninguém mais usava alfazema.

A não ser nos cultos religiosos.

Clique para comprar.

Porém quando comecei minha reconexão com as coisas naturais a primeira coisa que me (re)apresentaram foi a lavanda e eu fiquei uns bons meses sem saber que a familiar alfazema era a tão versátil lavanda de quem todos falavam. E aí percebi que a erva tinha virado realmente um produto, que nesta nova fase a roupagem era mais elitizada, não podia mais ter aquela conexão com a lavanda tão acessível a todo mundo. Ela finalmente tinha sido reconhecida pelo mercado como um milagroso remédio, algo que sempre foi.

Enfim, esta apropriação mercadológica é um assunto para outro momento, vim aqui falar sobre quais os benefícios da alfazema que mais aproveito na minha vida pessoal, além dos benefícios pelos quais uso também nos nossos produtos produzidos na Jardineira de Oxalá.

Benefícios da Alfazema

Durante muito tempo fui a senhorita pesadelo. Não tinha uma só noite que não rolavam sonhos medonhos e perturbadores. Antes de encontrar a salvação na terapia, esta erva poderosa me fez companhia dentro de uma almofada aromática, embalando
calmamente meu sono devido a sua eficácia em estados de intranquilidade, ansiedade, agitação e insônia. Eu dormia feito um anjo quando estava com minha almofadinha próxima a cabeça.

E pasmem, o uso interno da lavanda é estimulante de apetite e digestivo, além de ajudar a reduzir a flatulência. Imagina só você começar a inserir a lavanda nas suas sobremesas e ao mesmo tempo que está saciando sua necessidade de doces ainda se livrar de pelo menos uns 3 tipos de remédios que usamos para facilitar a digestão e acabar com aquela cólica de gases? Eu não sou muito fã de doce, então prefiro sempre um chá quentinho para este corpo kapha.

Alfazema nas preparações cosméticas:

Além da famosa colônia de alfazema a lavanda é um componente presente em diversos cosméticos.

Clique para Comprar

Na Jardineira de oxalá, utilizo os benefícios da alfazema para agregar as propriedades anti-sépticas e calmante que ela proporciona para a pele. Então você encontra esta maravilha em concentração diferente em alguns dos produtos em que ela faz parte da composição.

Claro que nem tudo são flores nesta vida

Aproveitar os Benefícios da Alfazema é uma coisa, mas não vá fazer da lavanda (e de nenhuma outra planta) o componente principal e único dos seus cuidados pessoais, em doses não terapêuticas a ela é neurotóxica e externamente pode causar dermatite.

Atenção

As informações contidas neste texto são respaldadas por pesquisa bibliográfica e conhecimentos populares. Estas informações não substituem avaliação e tratamento médico.

Comente ou Compartilhe