Muito se fala sobre o despertar da consciência feminina e o tal sagrado feminino também conhecido como o despertar do feminino ancestral e da mulher selvagem em nós. Sejamos homens ou mulheres existe sempre esta energia feminina em nosso ser, mas como lidar com ela? É nisto que o circulo de mulheres e a ginecologia natural podem facilitar.
As mulheres navegam em uma gangorra hormonal cíclica praticamente semanal, fazendo com que em um mesmo mês sejamos múltiplas no sentir, pensar e manifestar. Na internet, na tv e etc fala-se sobre a reconexão com nossas raízes, o sagrado feminino, a aceitação do ser cíclico que somos e a importância dos círculos de mulheres, mas o que é o Sagrado Feminino e como o Circulo de Mulheres podem nos ajudar no cotidiano?
O que é o Sagrado Feminino ?
Resumidamente o Sagrado feminino é o movimento de resgate da aceitação dos ciclos hormonais e pessoais de cada mulher no decorrer da sua vida. Também chamado de despertar selvagem, o sagrado feminino é um movimento de empoderamento da mulher moderna que graças as exigências do mercado corporativo e do cotidiano patriarcal, viu-se obrigada a calar sua voz interior, ignorar sua intuição como se fosse encanação e negar seus ciclos pessoais e hormonais para que ela possa ser mais funcional, dentro dos parâmetros masculinos.
A menstruação da mulher foi tão repudiada pela sociedade e tratada apenas como consequência da não gravidez, que a melhor solução encontrada pela industria foi a pílula anticoncepcional, que além de garantir que os homens não engravidem as mulheres, estas parariam de sofrer com os altos e baixos do ciclo menstrual tendo a progesterona no seu organismo em alta durante todo o ciclo, e foi assim que iniciou-se a grande decadência da saúde emocional da mulher moderna.
O movimento do sagrado feminino e o despertar da mulher selvagem, nos devolve ao lugar ancestral em que a mulher olhava para seus ciclos com aceitação, carinho e respeito e a partir disso pode experienciar a cura mensal proporcionada pela menstruação.
Rede de Apoio e Círculo de Mulheres
O círculo de mulhereres é uma das principais fontes de apoio nesta jornada de reconexão com o sagrado.
Esta reunião de mulheres geralmente é realizada com a guiança de uma conhecedora de saberes ancestrais (indígenas, ayurvédicos, tribais entre outros) ou ainda de saberes contemporâneos baseados em mitológicas de diversas culturas.
Muitos círculos são realizados também pelas seguidoras de Miranda Grey, autora de livros como “Lua vermelha” e o “Despertar da Energia Feminina”. Estas mulheres atuam com a limpeza do útero e outras práticas multiplicadas pela Mirando em seus livros e cursos e são conhecidas como Moon Mothers.
“A linha que o define precisa estar intacta para que ele seja um círculo e para que seja seguro. Esse limite é a habilidade de preservar o conteúdo, a condição para a confiança existir. O que é dito em confidência em confidência deve ser mantido. “
Jean Shinoda Bolen
Nestes círculos, independente da viés (junguiana, espirita, indígena, africana, ou moon mothers) a mulher encontra um espaço para soltar-se, interagir com outras mulheres e participar da partilha de saberes. Além disto é um espaço para lavarmos as feridas de uma sociedade patriarcal que olha muitas vezes para a mulher e seus ciclos pessoais com hostilidade.
Através desta troca aprendemos sobre nossos ciclos e trabalhamos a aceitação deste ciclos naturais que são uma poderosa fonte de força e saber para as mulheres.
Conteúdo Online
Nada melhor do que estar reunida com outras mulheres para despertar nossa intuição e voltar o olhar a essência do nosso ser, mas além do apoio presencial, podemos encontrar na internet diversos conteúdos sobre o sagrado feminino e a mulher selvagem, difícil é saber em qual conteúdo podemos confiar, por isto trouxe 02 fontes de saber, além dos grupos de apoio e profissionais especializados que você encontrará no decorrer deste post.
Feminino Sagrado
Criado por Bia Del Picchia e Cristina Balieiro , psicologa, conhecedora de diversas mitologias acerca do feminino e autoras dos livros “O Legado das Deusas” , “O Feminino e o Sagrado, Mulheres na Jornada do Herói” , “Círculos de Mulheres, as novas irmandades“
No site disponibilizam um conteúdo exclusivo que confronta a psicologia moderna com os saberes ancestrais de forma didática e direta, sob o ponto de vista de um desses temas ou da mistura deles: o feminino, o sagrado, o mitológico, o simbólico, o psicológico, o artístico, o imaginativo.
Coexistência Cotidiana
Aqui no blog tem bastante conteúdo sobre a mulher selvagem, os ciclos menstruais e o tal sagrado feminino. Via mensagem tiro dúvidas, esclareço alguns pontos focais e etc. Abaixo alguns exemplos de conteúdos para navegação.
3 contas do Instagram que são Imperdíveis
- Thais Memo compartilha um conteúdo mágico, empoderador, sem mimimi que vai expandir sua consciência sobre o sagrado feminino, os círculos de mulheres, a auto-aceitação e a Mulher Selvagem. Acesse !!!!!!
- Carolina Lana traz de forma didática diversas informações sobre ginecologia natural e autônoma e esclarece alguns tabus do auto-cuidado feminino na sua página curandeira de si, vale acompanhar.
- Luana Ferreira, ela trabalha com thetahealling e fundou o Instituto Natural Vibe,e apesar de não ser focada no sagrado feminino dá dicas e testemunhos de auto-conhecimento e empoderamento pelo olhar de uma emprendedora, urbana, mãe e mulher, que valem a pena para quem busca um reencontro consigo mesmo e com seus chamados e dons naturais, acesse seu perfil clicando aqui.
Circulo de Mulheres Presencial
Conteúdo online é bom, mas nada como estar reunida com outras mulheres gerando ocitocina, para que essa energia e troca de conhecimentos nos fortaleça.
Círculos de Mulheres na Cidade de São Paulo
Casa Jaya
Um Espaço Eco Cultural com o propósito de oferecer ferramentas para o desenvolvimento do ser humano de forma integral, localizado no bairro de Pinheiros, São Paulo. Nosso espaço conta com um Restaurante e Lanchonete vegetariano, o Nectare. A Casa possui belos jardins e diversos ambientes onde oferecemos cursos, palestras e vivências multiculturais, bem como circulo de mulheres e rodas de saberes ancestrais.
Vejo os próximos eventos clicando aqui
Espaço Tempo
Uma casa reformada através da permacultura urbana que oferece espaço e tempo para atividades e atendimentos que propõem o contato e a livre expressão das potências de cada um. Espaço de experimentação, acolhimento e troca de experiências em busca do autoconhecimento e de uma vida mais harmônica, respeitosa e integrada à natureza. Funciona também como palco para manifestações artísticas e culturais, círculos de mulheres e encontros do sagrado feminino entre outros. Localizado na zona norte de São Paulo, o Espaço Tempo fica próximo a serra da cantareira e apenas algumas quadras do metro Tucuruvi.
Para saber a data dos próximos círculos de mulheres, acesse aqui
Livraria Millenium Moema
Livraria que abre espaço para que a Cristina Balieiro, psicologa, escritora e conhecedora das mitologias e saberes ancestrais acerca do sagrado feminino realize o circulo de mulheres para partilha destes e de outros saberes. A livraria não costuma manter sua página atualizada, mas você pode ligar ou acompanhar á pagina criada pela Cristina onde os convites são postados com antecedência.
Para quem quer confrontar o sagrado feminino ancestral com a ciência e os conhecimentos atuais este círculo é imperdível. Dialética clara e racional acerca dos mistérios da mulher selvagem e a vida cotidiana.
Mannaz
O Mannaz é uma organização comunitária localizada próximo ao metro Butantã em São Paulo. O lema do espaço e a Plenitude, Realização, Saúde, Felicidade e Paz para todos os seres! Realizam eventos baseados na abundância, economia solidária, partilha justa e horizontal.
Para acompanhar a agenda clique aqui.
Casa Flor de Lis
A Casa da Flor de Lis é um espaço especial que fica na Reserva Ecológica do Butantã, bem próximo ao Parque Luís Carlos Prestes com fácil acesso via transporte público.
Para saber sobre a realização dos próximos encontros de mulheres clique aqui.
Círculos de Mulheres em Outras Cidades ou Estados
Casa da Floresta – Paraty
Compartilhar experiências na Casa da Floresta, cercada pelas águas do rio em uma ilha fluvial na Mata Atlântica! Uma casa que está aberta a propostas de mergulho em si mesmo através do corpo, alimento e nossa espiritualidade.
Para ver a agenda completa clique aqui.
Espaço Natureza Holística – São Lorenço da Serra
Espaço destinado a Terapias Integrativas e Cursos voltados ao auto-conhecimento em São Lourenço da Serra.
Com a missão de orientar através de uma visão holística o ser humano, utilizando Cursos,Terapias Integrativas e Vivenciais, para que possam atuar como agentes de sua auto transformação e contribuir de forma significativa para a melhoria contínua de sua qualidade de vida e felicidade.
Para saber mais sobre próximos eventos clique aqui.
Lar Arco Íris – Ubatuba
Lugar de retiro na exuberante mata atlântica de Ubatuba. Abençoada natureza com rio e cachoeira como presentes que propiciam a recarga de energia. A proposta do lar sagrado é servir como um local de retiro. Tal como um ASHRAM, termo hindu que designa um local para viver em paz e tranquilidade no meio da Natureza. Este espaço visa o compartilhar de uma experiência em prol da qualidade de vida baseada numa alimentação mais saudável, com práticas de yoga, reiki e massagem, banhos de cachoeira e meditação.
A intenção é receber pessoas que necessitem de um abrigo por uns dias com o intuito de promover a evolução espiritual, encontrar um lugar de sossego para mergulhar em si mesmo podendo escolher as atividades, possuem também diferentes formas de pagamento da hospedagem tornando o local bastante acessível.
Para saber mais sobre os eventos realizados no espaço clique aqui
Casa Raiz – Curitiba
O projeto Casa Raiz cultiva a integração com a natureza, práticas de autoconhecimento e transmissão de saberes ancestrais. Cohousing localizado em Curitiba
Para ver a agenda de eventos completa acesse aqui.
Outros Espaço Pelo Brasil
- Fonte do Ser – Belo Horizonte: Centro Médico destinado a terapias ayurvédicas e eventos em grupo;
- Espaço Artemísia – Aracaju: Espaço de Transformação e eventos holísticos e de empoderamento;
- Casa da Consciência Itanhagua – Rio de Janeiro: Espaço holístico saiba mais clicando aqui;
- Asas e Raízes Liberdade do Ser – Itacaré BA: veja os eventos promovidos pelo clicando aqui;
- Saberes da Mãe Terra: é a página oficial da Deusa Anna Sazanoff , que possui uma agenda itinerante de partilha de saberes ancestrais sobre ginecologia natural, acompanhe sua agenda clique aqui.
Atendimento Pessoal
Essas mulheres trabalham tanto com atendimentos presenciais como atendimentos online e estão qualificadas para te ajudar com a saúde emocional e física já que possuem conhecimento da saúde integral da mulher.
Divya, Natureza Medicinal
Integrando a saúde e a consciência feminina a Carol, também conhecida como Divya, é naturóloga e conhecedora dos saberes ancestrais ayurvédicos. Além dos atendimentos pessoais, ela promove cursos de ginecologia natural e autônoma. Para conhecer seu trabalho acesse sua página clicando aqui.
Luana Sundari, Fonte do Ser
Naturóloga e profunda conhecedora da medicina ayurvédica, a Luana faz tanto atendimentos presenciais como online em Belo Horizonte e Campinas. Para saber mais sobre seu trabalho clique aqui.
Gabriela Bratan – Lummiá Naturologia
Naturóloga, terapeuta menstrual atuando com Ginecologia Natural e autônomo, realiza atendimentos online e presenciais bem como a imersão de auto-conhecimento através do circulo de mulheres imerself. Para acompanhar seu trabalho clique aqui.
Andrea Rebello, Núcleo Cuidar
Médica ginecologista e obstetra CRM 137.611 RQE 68153 . Entusiasta do parto humanizado, estudante e praticante da Ginecologia Natural, para saber mais acesse seu site: www.andrearebello.com.br
Gabi Correa, A voz da Caverna
Enfermeira e Conhecedora da Ginecologia Natural, a Gabriela atua no coletivo “A voz da caverna”, efetuando atendimentos pessoais, individuas e acompanhamento em ginecologia natural. Para saber mais clique aqui.
Dani Dantas, Coletivo Feminista e Íris Espaço
A Dani é médica, entusiasta da ginecologia natural, feminista e cientifica, atende no Coletivo Feminista e no Íris Espaço em são paulo, para acessar sua página e acompanhar seu trabalho, clique aqui.
Halana Farias, Florianópolis e Coletivo Feminista
Ginecologista, mãe, escolheu como ofício cuidar de outras mulheres em sua inteireza e complexidade, além de ajudá-las no caminho de auto-conhecimento e resistência contra o processo crescente de medicalização de suas vidas. Saiba mais sobre mais acessando seu site: http://www.halanafaria.med.br/
Bel Saide, Ginecologia Natural Rio de Janeiro
Medica Ginecologista no Rio de Janeiro que atua com Ginecologia Natural e o compartilhar de conhecimentos ancestrais, para acompanhar seu trabalho clique aqui.
Pingback: Plantar a Lua -