Ciclos Femininos: Agenda e Hormônios

Devido aos ciclos femininos nossa química hormonal varia no decorrer do mês de acordo com nosso ciclo menstrual, quando temos aumento de estrogênio, ficamos mais expansivas, criativas e ativas. Da mesma forma quando sofremos uma queda hormonal, ficamos mais sensíveis ou irritadiças e assim por diante.

Ao ganharmos consciência sobre nossa dança hormonal podemos usa-lá a nosso favor na hora de organizar nossa vida pessoal e agenda melhorando nossa produtiva, aprimorando nosso auto-conhecimento e desfrutando da plenitude de nossa energia criativa e criadora. Mas para isto, precisamos primeira entender um pouco desta dança interna.

Os Ciclos Femininos

Os ciclos femininos variam de acordo com  a fase menstrual e existe uma enorme semelhança entre nosso ciclo interno e as fases da lua. Quando estamos menstruadas por exemplo é normal ficarmos mais cansadas ou preguiçosas. Já se estamos no período pré-menstrual podemos ficar mais emotivas ou ainda irritadas, assim como ficamos mais criativas no nosso período pós menstrual e fértil.

Essa mudança no foco da nossa energia é relacionada a dança hormonal que acontece no nosso corpo e cada etapa desta dança hormonal é representada por diferentes fases do ciclo lunar já que os hormônios provocam em nós reações semelhantes as quais o planeta sofre durante as transições do ciclo da lua.

Durante o período menstrual o nível de serotonina em nosso organismo cai, assim como o nível de estrogênio e progesterona. Com isto nossa energia se volta para dentro de nós mesmas, mais precisamente para nosso útero, com o intuito de aquecer a região pélvica e facilitar a descamação do nosso colo que foi previamente preparado para acolher um possível óvulo fecundado.

Durante o período de ovulação o nível de Estrogênio sobe até que a ovulação ocorra e o estrogênio volte novamente a cair. Nesta fase nos sentimos mais dispostas. Socialmente ficamos mais ativas, já que nossa energia esta voltada para fora, facilitando a expansão pessoal e profissional.

Durante o período pré-menstrual o corpo começa a produzir mais progesterona enquanto a produção de estrogênio cai, até que nosso organismo começa a diminuir também a produção de progesterona. Ficamos mais reflexivas, e nesse momento nossa percepção se alinha a nossa intuição e muitas vezes começamos a questionar nossas próprias escolhas.

Organizando a Agenda Profissional

Durante a Menstruação: Focar apenas nas atividades de rotina e preparar a agenda para o próximo ciclo;

Período pós Menstrual:  Priorizar projetos Criativos e reuniões para novos negócios;

Período Fértil: Momento ideal para reuniões que tenham como foco fechamento de negócios e solução de problemas. Neste período também é bastante produtivo realizar tarefas que demandam muito esforço mental ou físico;

Período Pré Menstrual: Revisitar os projetos que ainda não foram concluídos, analisar relatórios e dados; agendar reuniões para resolver pendências, mas lembre-se aqui você não deverá tomar decisões e sim coletar informações e ponderar;

Agendando os Cuidados Pessoais

Durante a Menstruação: A lua nova feminina, momento propício para introspecção, dietas de desintoxicação, descansar, colocar a leitura em dia e estabelecer novas rotinas de cuidados;

Período pós Menstrual:  A força desta fase assemelhasse a lua crescente, momento ótimo para iniciar uma nova dieta, mudar o visual, efetuar mascaras faciais e capilares, colocar as atividades sociais e culturais em dia, além de realizar cerimônias de adoração e agradecimento;

Período Fértil: Equivalente a lua cheia, é uma fase em que devemos nos entregar aquilo que dá prazer, agendar atividades sociais, rever amigos e familiares, participar de eventos e cerimônias de cura coletiva como circulo de mulheres, sessões de psicodrama, constelação familiar e etc;

Período Pré Menstrual: Cuidados com a pele como exfoliação, hidratação capilar, reavaliação do último ciclo olhando para as insatisfações e meditando sobre novas posturas, assim como no período menstrual esta fase do ciclo feminino é excelente para cerimônias de cura pessoal;

Cada ser é Único

E justamente por isto, a observação é essencial para que possamos alinhar nossos ciclos internos com nossa agenda, favorecendo cada vez mais o sucesso pessoal e profissional bem como a nossa evolução pessoal, que é a grande chave para transformar nosso presente e também o futuro do planeta.

Á partir do momento que nos reconhecemos como parte do planeta e percebemos que nossas emoções variam de acordo com nosso ciclo menstrual e também de acordo com o ciclo lunar, e que este, interfere diretamente em como nosso corpo responde aos hormônios, passamos não apenas a respeitar a terra, nossa grande mãe, como também a ama-la já que entendemos que somos parte dela e ela parte de nós.

A Pílula Anticoncepcional

Fato é que as mulheres que tomam pílula anticoncepcional não sofrem as alterações hormonais que uma mulher que não toma pílula, e justamente por isto tantas mulheres vem sofrendo de distúrbios emocionais como depressão, estresse entre outros, assim como de distúrbios físicos diversos, para entender mais sobre assunto acesse:

Por Bel Saide
Comente ou Compartilhe