Plantar a Lua

Plantar a lua, o ritual de devolver nosso sangue menstrual a terra. Entenda o que é, como plantar a lua menstrual e o que isto significará na sua vida e nos ciclos pessoais.

Com o uso dos bio absorventes de pano e coletores menstruais é necessário descartar o sangue que eliminamos durante a menstruação. Este processo, pode ocorrer de forma rotineira e corriqueira, ou, pode ser transformada em um gesto de amor e agradecimento a mãe terra e ao privilégio de sermos cíclicas. Além do lado mágico e prático, este gesto simples faz com que possamos #JUNTAS diminuir a quantidade de lixo que nossas menstruações geram no decorrer da vida. Tanto por isto, quando pelos aspectos da ginecologia natural, cada vez mais mulheres vêem aderindo ao movimento de plantar a lua.

Devolver o Sangue para a Terra

O sangue da nossa menstruação é rico em nutrientes para terra e plantas, e o ato de devolver o sangue a terra, pode ser um pacto de amor ou a transmutação do que seria lixo no absorvente descartável, em algo orgânico e respeitoso para coma mãe terra.

Você pode tanto reciclar seu sangue, regando vasos, nutrindo plantas, ou até mesmo libera-lo no esgoto. A diferença entre reciclar nosso sangue e Plantar a Lua é a entrega e responsabilidade que aceitamos quando fazemos um pacto de amor com a mãe natureza.

Sangue no Esgoto

Antes nosso sangue no vaso sanitário, do que mais um absorvente usado no planeta não é mesmo.

Além disso, liberar nosso sangue no esgoto faz com que toda a vibração do nosso ser vibre também naquela água, então vale lembrar neste momento que tudo aquilo que você despeja através do seu esgoto vai parar em algum lugar e a diferença entre descartar seu sangue e plantar a lua menstrual, mora na conexão que estamos dispostas a ter durante este momento, com a mãe terra e com nós mesmas e nossa essência.

Sangue no Vaso de Planta

Antes de regar suas plantas, é importante diluir o sangue menstrual em água potável, do contrário as plantas poderão morrer devido ao excesso de algumas substâncias.

Como Plantar a Lua, diluição do sangue menstrual:

  1. 10% de sangue para 100% de água.
  2. Exemplo: 30ml de sangue devem ser diluídos em 300ml de água.
  3. Molhe suas plantas normalmente ou distribua uma pequena quantidade em cada vaso.

O que é o Ritual de Plantar a Lua

Entregar nosso sangue a terra é um ritual de cura pessoal e um rezo a pachamama. Diversas etnias ancestrais foram ensinando suas mulheres de geração a geração como enterrar seu sangue, como acolher a energia e espirito contidos na nossa menstruação e como libera-lo também para que possamos evoluir a cada ciclo assim como tudo na natureza.

Para as etnias ancestrais devolver o sangue a natureza significa um pacto de amor com a terra e consigo mesma. Devemos lembrar que somos um com a terra e aquilo que fazemos contra nosso corpo e espirito, fazemos também a ela, e o mesmo vale para as energias que reverberamos através de nós.

Ritual Feminino de Plantar a Lua, profecia lakota

Cada etnia tem também ensinamentos específicos sobre o usa de uma cabaça, ou ainda plantas especificas principalmente frutíferas na hora de entregar o sangue.

Ao contrário do que vemos muitas pessoas divulgando, plantar a lua não é só sair enterrando seu sangue. Plantar a lua é viver no dia a dia o intento do seu ritual, como um rezo. É acolher as coisas positivas e negativas que acontecerão depois de você plantar sua lua pela primeira vez e para isto é importantíssimo que você tenha um rede de apoio além deste post.

Uma profecia dos índios Lakota que vivem na América do norte diz que a terra precisa do sangue e quando todas as mulheres começarem a devolver seu sangue a terra os homens não precisarão mais derramar sangue nas guerras para suprir esta necessidade.

Além das profecia Lakota, existem outras profecias de outras etnias que fazem um paralelo entre a violência e a negação da mulher para com seus ciclos, ao negarmos nossos ciclos, negamos também quem somos e esta energia de negação reverbera no universo causando caos.

Plantar a Lua, luz e a Sombra

A vida é composta de dualidade, luz e sombra, quente e frio, alto e baixo.

Quando passamos a plantar nossa lua, sobretudo ao devolvermos nosso sangue para a natureza em ato ritualístico, experimentamos também a dualidade das nossas emoções com maior intensidade e nos conectamos com a mãe terra que acolheu nosso sangue.

Para que possamos continuar seguindo no rezo, precisamos ter as ferramentas pessoais adequadas para lidar com a enxurrada de emoções que virão pela frente. Por isto é importante ter uma rede de apoio com mulheres que honrem a magia que mora no ato de devolver a nossa menstruação a natureza e que conheçam a luz e a sombra deste ritual de amor.

Por que Plantar a Lua?

Fertilizar, Refletir e Conectar-se com seus ciclos, com suas dores, com as emoções pessoais e coletivas a respeito do sangue menstrual e toda a força cíclica do Feminino e da mãe natureza.

Redes de Apoio

Clique para saber mais.

Plantar a Lua versus as Opções de Bio Absorventes

É através do uso dos bio absorventes ou absorventes reutilizáveis que adquirimos a responsabilidade e também a liberdade de utilizar nosso sangue como ferramenta de nutrição para a terra, ou até mesmo de empoderamento pessoal. Atualmente encontramos a venda diversas opções de bio absorventes, abaixo informações básicas e os tipos de absorventes reutilizáveis disponíveis no Brasil:

Coletores Menstruais

Copo Coletor Menstrual Korui Fluxo Leve
Coletor Menstrual Korui

O coletor menstrual também é conhecido como copo menstrual. De uso interno, feito de silicone medicinal, é prático e sua higienização é bastante simples. Existem diferentes modelos e marcar de coletores menstruais. Saiba mais sobre os coletores menstruais clicando aqui.

Calcinha de Menstruação

Calcinha Menstrual Bela Gil

As calcinhas absorventes são atualmente as favoritas das mulheres. Com a atual tecnologia é possível criar calcinhas que além de confortáveis não vazam e nos deixam com a sensação seca. Para saber mais sobre a Calcinha Menstrual clique aqui.

Absorvente de Pano Reutilizável

Absorvente de Pano

Assim como as calcinhas menstruais , os absorvente reutilizáveis possuem diferente modelos e formatos, com opções que nos deixam com a sensação de seca na pele, opção orgânica, atendendo diferentes tamanhos e intensidade de fluxo. Para saber mais sobre absorvente de pano clique aqui.

Outros Conteúdos Sobre os Ciclos do Feminino

Veja outros conteúdos que compartilham saberes ancestrais acerca dos ciclos do feminino a menstruação, o despertar da mulher selvagem e o cotidiano.

Para Saber Mais entre acesse nossos posts sobre o despertar do sagrado feminino e a mulher selvagem clicando aqui.

Comente ou Compartilhe

One Comment

  1. Pingback: Coletor Menstrual Como Usar e Dúvidas -

Comments are closed.