Menstru-Ação

Existem diferentes tipos de Cólica Menstrual e diferentes tipos de TPM (Tensão Pré Menstrual), algumas mulheres sofrem mais outras menos, e justamente por isto há diversos tipos de ações e práticas para aliviar a cólica menstrual e os demais sintomas do corpo em períodos menstruais. Os remédios caseiros para cólica menstrual muito forte podem ser aliados, mas uma rotina que leve em conta práticas de bem estar para a saúde física e emocional são a verdadeira cura.

Aliviar os sintomas da menstruação não deve tratar-se apenas de calar a cólica ou a TPM, aliviar deve significar cuidar de si mesma para que a menstruação não seja um problema.

Os diferentes tipos de Cólicas Menstruais e TPM

Cólica Menstrual:

Durante a menstruação nosso corpo concentra grande parte da sua energia no útero que esta contraindo quase que constantemente para expelir o sangue que ficou acumulado ali. Sendo o útero um músculo é normal sentir uma dor muito semelhante a câimbra. Muitas mulheres ainda sofrem com cólica menstrual muito forte e isto pode ou não ser um sinal de que existe algo errado.

Existem diferentes fatores que podem gerar a cólica menstrual muito forte e existem alternativas naturais ou sintéticas que tornam o dia a dia da mulher mais fácil. Entretanto calar a cólica e a manifestação da TPM é também silenciar sintomas que se manifestam no corpo, mas podem estar relacionados a questões tanto físicas como emocionais.

Cólica fora do período menstrual:

Durante o período de ovulação algumas mulheres podem sofrer com cólicas até mais fortes que as cólicas do período menstrual, caso estas dores fortes sejam recorrentes pode-se realizar um serie de exames solicitados por um profissional ginecologista, como ultrasom entre outros, para diagnosticar se esta tudo bem com os ovários e o aparelho reprodutor da mulher.

Remédios para cólica menstrual e TPM

Existem remédios que fazem a cólica menstrual desaparecer, e são divulgados constantemente, na tv e em diversos outros veículos de comunicação. Porém podemos também, adquirir hábitos que preparam nosso corpo para vivenciar cada etapa do ciclo menstrual sem que a menstruação seja um problema. Aqui detalho as técnicas e práticas que venho aprendendo nesta caminha em busca de conectar-me ao feminino em mim sem deixar nada, nem mesmo a menstruação fora dessa reconexão.

Porém na tentativa de sobreviver as cobranças do dia dia não podemos descuidar e utilizar os métodos naturais como se fossem remédios sintéticos( alopatas). Os remédios naturais e caseiros para cólicas são aliados, se descuidarmos eles podem também se tornarem vilões que jogam contra o equilíbrio do nosso corpo.

Buscofem e outros sintéticos

Os sintéticos são verdadeiros salvadores para o mercado corporativo e a vida pratica da mulher multi tarefa. A cólica na maior parte das vezes desaparece, como num passe de mágica e nos tornamos super-mulheres cuja a cólica é mero detalhe, esquecemos que nosso útero esta concentrando a energia do nosso corpo para aquecer e cuidar daquela região.

Remédios para cólica menstrual, como Ponstan, Buscofem entre outros, foram meus aliados por anos, mas depois de ficar viciada nos tais sintéticos milagrosos, parei de escutar meu corpo e parei de vivenciar o renascimento emocional que a menstruação tem como objetivo realizar mensalmente. Foi necessário um ano sem remédios para que práticas naturais voltassem a fazer efeito no meu organismo e posso dizer que o esforço valeu a pena.

Afinal a menstruação trata-se de escutar aquilo que o corpo queria dizer para que possamos nos reciclar, e renovadas,  iniciar um novo ciclo.

Manter o calor no corpo

O calor dilata os vasos sanguíneos, relaxando e diminuindo a dor na região pélvica por isso um dos melhores remédios para Cólica menstrual é manter o corpo aquecido.

Para manter o calor

  • Proteja a região pélvica assim como a coluna na altura do cóxis. Nos dias de menstruação, vale a pena usar blusas mais compridas, ou calças de cintura alta flexíveis, blusas segunda pele ou até mesmo um lenço fazendo a vez de cinto.
  • Apesar de muitos ginecologistas ainda defenderem que é mito o fato de que andar descalça ou lavar os cabelos, é comprovado que o calor é necessário para que o sangue e para a mulher, portanto é muito importante manter os pés aquecidos e evitar golpes de vento com a cabeça molhada pois isto fara o corpo redirecionar calor para as áreas que estão mais frias que o restante do corpo e isto fará com que a energia que esta concentrada para aquecer o útero seja redirecionada. Portanto para prevenir cólica evite o frio e lembre-se, toda regra tem exceção.

Para aquecer 

  • Caso seja uma cólica intensa, vale a pena utilizar a bolsa de água quente na região pélvica, mas lembre-se que ao aquecer muito o corpo a cólica poderá aumentar  quando o corpo voltar a esfriar, além disso o corpo muito quente pode fazer com que a cabeça comece a doer.
  • Se possível tome um banho quente e curto jogando bastante água na região pélvica.

Quando guardamos muito calor

  • Tente resfriar-se aos poucos tomando um banho tépido, ou seja a temperatura entre o quente e o frio de forma que sua pele não sinta a diferença entre a temperatura do seu corpo e a da água. Este cuidado deve ser tomado pois ao resfria-lo rapidamente podemos sofrer um choque térmico que fragilizara o corpo em um momento tão delicado e que requer muita energia de nós.

Remédio caseiro para Cólica Menstrual muito forte:

Chá de Camomila:

A camomila ajuda a aliviar cólica menstrual muito forte pois atua diretamente nas dores musculares, diminuindo também a dor de cabeça e graças as propriedades emenagogas é grande aliada de quem sofre com fluxo escasso e dores em função da menstruação encontrar dificuldade para se soltar da parede do útero.

Chá de canela:

Analgésica e emenagoga  ajuda a diminuir a cólica menstrual e pode aumentar o sangramento, auxiliando mulheres com sangramento inconstante. Saiba mais sobre a canela clicando aqui.

Chá de Tansagem: 

A Tansagem é muito conhecida popularmente sobretudo por ser um planta alimentícia não convencional que nasce espontaneamente em todo o território brasileiro e em diversas partes do mundo. Considerada “mato” por muitos ela auxilia no controle hormonal e diminui a irritação causa pela cólica muito forte e TPM, podendo ser associada a outras ervas no preparo do chá.

Banho de de ervas:

Exercício para Diminuir a Cólica Menstrual

Ao nos exercitarmos fabricamos um hormônio chamado de endorfina este hormônio aumenta a sensação de felicidade e diminui a possibilidade de inflamações minimizando a dor durante o período menstrual. Além disso existem exercícios para diminuir a cólica, fortalecer e alongar a região pélvica facilitando para o corpo o trabalho mensal de renovar uma camada completa de um órgão.

Alongamento

Praticas de exercícios que trabalham também o alongamento como é o caso do pilates e da yoga que ajudam bastante a manter a região pélvica fortalecida.

Yoga 

Algumas posições de yoga podem ser ótimas aliadas no período pré-menstrual e também durante a menstruação. Pois a yoga nos ajuda a produzir endorfina, alonga nosso corpo, nos ajuda a respirar e silenciar a mente, a yoga além de aliviar cólica menstrual muito forte, fortalece nosso corpo o preparando para os próximos ciclos.

Outros Sintomas da TPM

  • Inchaço,
  • dor de cabeça (cabeça quente, dor que muda de lugar),
  • enxaqueca,
  • enjoos,
  • diarreia leve,
  • falta de apetite,
  • apatia,
  • melancolia,
  • ansiedade,
  • impaciência,
  • irritabilidade,
  • confusão mental,
  • tristeza,
  • sensação de estar perdida,
  • euforia,
  • irritabilidade entre outros.

O que pode causar cólica menstrual muito forte?

  • Dificuldade do sangue em se desprender da parede do útero,
  • DIU,
  • miomas,
  • doenças inflamatórias,
  • endometriose,
  • sedentarismo,
  • excesso de açúcar, álcool e outras substâncias intoxicantes.
  • hímen sem orifício para a primeira menstruação sair.

A cólica menstrual e o corpo sútil

Nem sempre a cólica menstrual muito forte esta ligada apenas ao físico, já que trata-se de uma manifestação com fundo hormonal, a cólica menstrual muito forte sem fundo patológico, assim como os demais sintomas da TPM estão diretamente ligados as emoções da mulher, por isto é importante prestar atenção no seu momento de vida e na carga emocional que você tem carregada aproveitando cada nova menstruação para renascer sem as feridas e hábitos que intoxicam nossas emoções e por consequência a daqueles que estão a nossa volta.

aromaterapia , assim como práticas de introspecção, atividades lúdicas como o desenho, a dança, a música e a escrita, são grandes aliados neste renascimento mensal do feminino em cada uma de nós.

A observação dos ciclos da natureza também nos auxilia a entender melhor nossos ciclos internos e desvendar nossa TPM e talvez até diminuir nossas cólicas muito fortes.

Para saber mais sobre os ciclos femininos clique na imagem.

Tratamento Natural versus Auto-Engano

Um tratamento natural, nos leva a cuidar da saúde como um todo, a partir do momento que calamos nossas dores com ervas e remédios (sejam alopáticos ou não), estamos ocultando um possível problema de saúde e suas raízes emocionais, portanto não façamos uso leviano das receitas ancestrais.

Fonte:

Mães, avós, anciãs, doulas, parteiras, ginecologistas e conhecedoras do feminino que tive o privilégio de conhecer na minha caminhada. Pessoas que passam seus conhecimentos de boca em boca com muito amor gerando um circulo virtuoso de espalhar o bem.

Atenção:

Mantenha em dia o acompanhamento médico e a rotina de exames ginecológicos.

As informações contidas neste texto são respaldadas por pesquisa bibliográfica e conhecimentos populares. Estas informações não substituem avaliação e tratamento médico.

Comente ou Compartilhe