Vivemos tempos desafiadores, principalmente emocionalmente. Seja na vida profissional ou pessoal temos que estar o tempo todo nos equilibrando e mostrando auto-controle emocional pois é isto o mercado de trabalho e as pessoas esperam do nosso comportamento. Quando perdemos esse tal “controle-emocional” logo somos diagnosticados com uma destas pseudo-enfermidades psicológicas tais como depressão, síndrome do pânico, déficit de atenção e por aí vai …
Depois do Diagnostico, remédios e terapia para enfrentar os próprios demônios.
Mas o que é afinal o descontrole senão nosso próprio ser gritando por mudanças?
Quando um bebe chora, nem sempre ele esta doente, na maioria das vezes na verdade ele esta apenas alertando-nos sobre algo que precisa ser cuidado (troca de fralda, comida, dor, sono e etc) e conosco não é diferente já que a única forma do Nosso Eu gritar por socorro é através do descontrole. Portanto se a depressão chegou é momento de comemorar pois daqui para frente você se aproximará cada vez mais daquilo que te fará feliz e remédios apenas te deixaram no mesmo lugar, porém com a ilusão da felicidade que será causada por substâncias sintéticas que interferem na nossa química cerebral como é o caso da fluoxetina.
Cansada de ilusões ao ser diagnosticada com depressão, descartei os remédios, abracei a terapia e sai pelo mundo em busca de satisfazer o meu Eu, mas como encontrar a tal felicidade e por onde devo começar essa busca?
Em Busca da Felicidade
Depois de litros de lagrimas derrubadas, centenas de compromissos cancelados e dezenas de dias indo arrastada para trabalho após finais de semana inteiros na cama, percebi que a única forma de sair daquele lugar era traçando uma estratégia que me tirasse da inércia que a insatisfação nos coloca e descobri 5 pilares fundamentais neste caminho de cura da depressão e apesar de saber que não será fácil o único caminho é seguir.
1- Auto Conhecimento
O auto-conhecimento talvez seja o maior chamado da depressão. Quando a depressão nos acomete significa que nosso Eu esta insatisfeito com aquilo que nos cerca, mesmo que em um primeiro olhar a vida esteja perfeita. Portanto atender ao chamado do auto-conhecimento é o melhor remédio para depressão.
2- Endorfina
Sim a endorfina é uma das principais responsáveis pelo nossa sensação de bem estar, ela é produzida através de exercícios físicos e também quando nos relacionamos sexualmente com alguém.
Ao fabricar endorfina todo o processo de auto-conhecimento (que pode ser bastante doloroso), fica mais fácil e o dia a dia fica um pouco menos horrível facilitando o processo de cura da depressão sem o uso de medicamentos. Yoga, Bicicleta, Escalada, Caminhada, Plantar, Amar ou oque quer seja a atividade vai de gosto … o importante é se movimentar.
3- Desopilar
O que é santo para você? A cerveja com os amigos, a missa de domingo, uma noite de cantos a beira do fogo ou expurgar todos os demônios na pista de dança? Não importa, o que seja, volte-se para aquilo que irá desopilar seu fígado, seu coração.
E se nada mais te comove ou motiva, medite e se a meditação for muito calma, respire. Estas práticas não apenas tranquilizam nosso mente como também facilitam novos padrões de comportamento.
4- Alimentar-se
A depressão é causada na maioria das vezes pela falta de serotonina e alguns alimentos conseguem ajudar nosso cérebro a produzir mais serotonina amenizando assim os sintomas da depressão, mas lembre-se a depressão nada mais é (segundo a minha vivência pessoal com esta “doença”) do que um dispositivo do nosso corpo para gritar que nosso estilo de vida não condiz com aquilo que nossa essência precisa para ser feliz portanto o auto-conhecimento é sim o principal instrumento de cura da depressão.
Substâncias como triptofano (aminoácido), magnésio, cálcio , vitamina B6 e ácido fólico ajudam nosso corpo não apenas a aumentar a produção de serotonina no cérebro como também fazem bem para a saúde de todos os órgãos do nosso corpo, por isto listei todos os alimentos indicados pelo meu nutricionista e que tem sido verdadeiros amigos da minha vontade de viver.
- Abacate,
- Amêndoas,
- Aveia,
- Banana,
- Batata Doce,
- Castanha do Pará,
- Maça,
- Mandioca,
- Mandioquinha,
- Mel,
- Nozes,
- Ovo.
Por isto leve seu lanchinho anti-depressão na bolsa, reforce o café da manhã e procure ter sempre no seu prato algum carboidrato composto e folhas verde escuras pois estes alimentos são não apenas aliados e sim salvadores da pátria dos deprimidos de plantão.
5 Foda-se !!!!!!
Pois é, pode soar absurdo, mas tem momentos na vida que só o que nos resta é “tacar o foda-se” para tudo aquilo que nos consome, a depressão além de um chamado para o auto-conhecimento é também o momento de rever seus amigos, profissão, cidade que moramos, mascaras que vistimos e seguir o desejo do coração. Dói como uma bofetada passar por esta transição e o foda-se é a melhor forma de se distanciar desta dor. Mas cuidado, as vezes a depressão nos cega e abrimos mão de coisas e pessoas que realmente importa, e não é atoa que este é o último pilar.
Mari Araújo