Leite Materno um Elo de Amor

O Leite materno é essencial para a primeira hora da vida de um recém nascido pois equivale a uma vacina fortalecendo todo o sistema imunológico, além de ser a primeira substância digerida pelo aparelho digestivo daquele ser tão pequenino.

O leite materno também será o único alimento indicado para os 06 primeiros meses de vida do bebe.

O aleitamento pode ser ser um processo tão lindo, quanto sofrido para algumas mulheres. Por isto reuni cuidados e preocupações que me ajudaram no processo de amamentação.

Autora Ivette Ivens, fonte catraca livre (imagem atualiza em 2017)

Preparação dos seios para amamentação

Antes de iniciar a amamentação precisamos cuidar da pele e também do bico do nosso seio e existem 02 excelentes aliados nesta etapa, um deles é a bucha vegetal e o outro é óleo de rosa mosqueta.

Bucha vegetal quando utilizada diariamente em movimentos circulares de forma suave, esfolia a pele e torna o bico do seio mais resistente diminuindo o risco de rachaduras e machucados.

Óleo de rosa mosqueta é rico em vitaminas C e E, fonte de ômegas 3 e 6 que são antioxidantes e regeneradores celular que ajudam na renovação e cicatrização da pele. Além disto o óleo de rosa mosqueta ativa a micro circulação, previne estrias e garante a elasticidade da pele.

Como aumentar o leite materno

Existem diferentes métodos para aumentar a produção de leite materno, eu listei apenas aquelas que testei e aprovei.

Doar Leite Materno: Ao doar leite materno nossos seios são estimulados induzindo a produção de leite.É possível doar seu leite antes mesmo de sair da maternidade e isto com certeza ajudará a você, ao seu bebe e a outras famílias.

Um corpo hidratado: Beber bastante líquidos, como água de coco e sucos que contenham ferro e minerais.

Alimentos para aumentar a produção de leite materno: Cerveja Preta (levedo de cerveja), Lentilha, Beterraba, Cenoura, Couve, Pinha, Frutas Cítricas, Cereais, Óleo de Linhaça, Peixes e outros alimentos ricos em ferro, vitamina C e omegas 3 e 6.

Alimentos que atrapalham a produção do leite materno: Estimulantes como café, chocolate e refrigerantes. Derivados do leite e alimentos com açúcar, corantes aromatizantes e conservantes.

Como amamentar

Uma grande preocupações na maternidade é como amamentar corretamente nosso bebe e a verdade é que não existe formula. O importante é criar um ambiente tranquilo e cheio de amor. Eu busquei sempre me recolher e ficar apenas entre pessoas muito intimas, mas quando necessário amamentei em público também.

A criança precisa sentir-se segura e querida durante o período que estiver recebendo aquele alimento, e o papel da mãe, é fornecer este amor e não deixar que o leite materno seja banalizado e utilizado para calar um choro ou mimar a criança. A amamentação é a base alimentar da nossa vida e é através da amamentação que será pautada a forma que aquela criança ira relacionar-se com a comida e muitas vezes com o mundo já que um momento de muito toque e troca entre a mãe e o bebe.

Quanto a posição certa da língua do bebe, a forma de segurar, se será no colo, deitado ao lado do nosso corpo e etc, só dependerá de você e da anatomia do seu bico do seio e também da boca do seu recém nascido.

Como armazenar leite materno

O Leite materno deve ser armazenado em frascos esterilizados e com tampa de rosca que vede bem. A extração do leite pode ser feita através de bombinhas para tirar leite e existem opções manuais e automáticas no mercado.
O leite materno na geladeira pode durar até 12 horas e deve ser aquecido sem que ferva.

em garrafas térmicas o leite pode durar entre 03 e 06 tudo dependerá da temperatura do dia, quanto mais quente o dia, maior a possibilidade de que o leite estrague.

Leite Materno Congelado é ideal para quem trabalha fora e dura até 15 dias no freezer. Para descongelar o leite materno, coloque o recipiente com o leite materno congelado em  uma panela com água e leve ao fogo (banho maria) sem deixar a água borbulhar. Mantenha a água aquecida até que o leite tenha descongelado.

Todos os conhecimentos apresentados neste post estão baseados na conversa com as avós e mães deste Brasil e não possuem qualquer embasamento científico.

Dores no mamilo

É natural que o bico dos seios rache ou até mesmo inflame nas primeiras semanas de amamentação, e existem formas naturais de lidar com este incomodo.

Chá de hortelã: para beber e também lavar os seios.

Hidratação anti-inflamatória: acrescente 01 gota de Óleo essencial de lavanda em 01 colher de rosa mosqueta e massageie o bico dos seios com delicadeza e lembre-se de enxaguar bastantes antes de amamentar novamente.

A Ocitocina e amamentação

A ocitocina é chamada popularmente como o hormônio do amor, ela é liberada pelo nosso corpo tanto na hora do parto quanto na descida do leite, e é responsável por despertar o carinho incondicional que sentimos pelos seres que geramos em nosso corpo ou então servimos prazerosamente como amas de leite.

A ocitocina também é liberada quando homens ou mulheres tem um orgasmo, além disso quando mulheres que se amam e respeitam interagem, também foi constatada a liberação deste hormônio responsável pelo prazer, empatia, diminui a agressividade e facilita a criação de vínculos de amor.

Fonte:

Avós, Mães, Mulheres anciãs, doulas, parteiras, ginecologistas e conhecedoras do feminino que tive o privilégio de conhecer na minha caminhada.. Pessoas que passam seus conhecimentos de boca em boca com muito amor gerando um circulo virtuoso de espalhar o bem.

Comente ou Compartilhe