Slow Fashion

No mercado da moda tudo é muito dinâmico, em um ano a moda prega o minimalismo através dos desfiles de passarela. No ano seguinte a tendência para o verão é a estampa étnica.
E nesse vai e vem de tendências ganha quem produz mais rápido e pelo menor custo. Desta forma, a “moda” que era restrita a um determinado público, passou a ser algo acessível para a toda a população. Mas você alguma vez se perguntou qual o custo disto tudo?

É esta a pergunta que o movimento Slow Fashion veio responder, incentivado pelo movimento slow food e slow life que nos convidam a desacelerar

O movimento slow fashion primeiramente nos conscientiza sobre a real necessidade de consumir moda.

A moda é uma forma de arte. Através das roupas e acessórios, nos expressamos, nos apresentamos e transparecemos parte da nossa personalidade mesmo que sem intenção. Porém para as grandes empresas de moda o importante é lucrar, por isto somos bombardeados de novidades diariamente.
Os tecidos ficam cada vez mais tecnológicos a natureza é explorada de forma indiscriminada durante os processos de extração de matéria prima, tingimento e transporte dos tecidos. Pessoas são exploradas para fabricar e comercializar peças de baixo custo. Programas de TV, revistas, jornais e equipes inteiras de publicidade e propaganda trabalham diariamente para despertar em nós a necessidade de consumir.
Diversos perfis de Instagram recebem para divulgar de forma discreta produtos e a moda passou a ser mais uma das tantas formas que a indústria utiliza para nos atrair e nos deixar com a eterna necessidade de consumir. Produções rápidas, troca de coleção quase que instantânea, lojas abertas de segunda a segunda, e toda uma estrutura para nos educar a comprar independente da nossa necessidade. E as facilidades para nos incentivar são muitas, as grandes lojas fornecem parcelamentos atraentes, tem preços compatíveis com nosso salário e podemos escolher entre uma infinidade de modelos. Porém quanto tempo dura uma peça deste tipo? E será que estas peças expressam mesmo nossa personalidade ou são apenas um uniforme baseado no figurino das celebridades?

O Slow fashion chegou para dar nos lembrar que moda é arte, é expressão é respeito a natureza e ao próximo.

Não precisamos de um guarda-roupa entulhado de tendências fast-fashion, precisamos de peças de qualidade que nos traduzam e não agridam nossa pele, nosso bolso e os envolvidos em cada etapa de produção e comercialização dos produtos.

Este movimento abre nossos olhos para o impacto de nossas escolhas de consumo. A calça que usamos, a bolsa que compramos. Cada peça causa um impacto social e ambiental ao planeta e este impacto pode ser positivo se desacelerarmos.

Portanto agora é a vez da moda sustentável, chega de tendência. Fashion é expressar sua personalidade através da roupa. Portanto, prefira peças atemporais e feitas à mão com tecidos naturais como algodão, linho e seda. Os tecidos naturais são mais confortáveis, flexíveis, não deformam e duram mais, enquanto os tecidos sintéticos deformam com facilidade e nem sempre tem um toque macio.
Então, deixe a pressa de lado e pise no freio na hora de comprar, dê nova vida as roupas da coleção passada, garimpe peças de brechós, misture tendências e perceba que pagar mais caro em roupas e acessórios de qualidade que respeitam as curvas do seu corpo é um investimento que a médio prazo te fará não apenas economizar dinheiro, como também ter um guarda roupa atemporal e elegante.

Portanto em respeito ao tempo, ao planeta e a nós mesmos, o movimento slow fashion nos convida a deixar de consumir em excesso para preencher vazios e nos enquadramos. E nos ensina a desfrutar do tempo, das roupas e acessórios de uma forma mais leve e amigável diminuindo o lixo que geramos para consumir uma moda descartável que só agrega valor ao bolso dos fabricantes.

Comente ou Compartilhe

2 Comments

  1. Mais novidades lindas pro nosso cotidiano. Tenho sentido essa vontade de desacelerar e meu guarda roupa já virou um monstro balofo que a qualquer hora me expulsa do meu apê. Quando o café do desapego voltar a acontecer tenho um caminhão de coisas para trocar.

Comments are closed.