Menstru-Ar

Respira Mulher

Feche os olhos e deixe o ar invadir o peito

Renova essa força dentro de você

Ignora tudo a sua volta,

e olha pro céu nem que seja por um instante.

e inspira profundamente deixando a vida

em você

se reciclar.

 

Sinta seu útero contrair

e expelir pouco a pouco o sangue de todo um ciclo

que se acumulou ali.

 

Desintoxique,

o corpo, a mente, os hábitos, as emoções …

 

Renasça,

e nem que seja só por um instante

permita-se ser

quem você realmente é.

Sinta a o pulsar da Terra,

Mantenha-se

Viva…

(Mari Araújo)

 

O Escritório ou A Pílula – Mari Araújo 2017

 

A correria é tão grande que passamos tudo na nossa frente.

  • A necessidade de ter sucesso no mundo corporativo,
  • O medo de engravidar,
  • A TPM,
  • Cólica menstrual muito forte devido endometriose, ovário micro-policístico e etc;

Essas e tantas outras coisas nos levam a consumir hormônios ou calar nossa TPM e dor com sinéticos cada vez mais potentes. A verdade é que estes sintéticos nos ajudam a seguir como se nada estivesse acontecendo. E a menstruação em contrapartida nos lembra que somos mulheres e devemos sangrar. Ela e seu ciclo completo, são organicamente programados para nos avisar  que estamos férteis e podemos nos renovar. Somos Deusas e devemos nos cuidar. Contudo quando não escutamos isso, tudo pode virar motivo para nos parar ou nos acelerar.

A vida social muito agitada, a depressão, relacionamentos nocivos, a falsa felicidade … tudo a um fio de nos desequilibrar.

 

Por isto muitas vezes, não tempos tempo a “perder” com a menstruação

E apesar de sabermos que nosso útero deveria estar realizando um trabalho quase mágico de renovação física; sabemos também que é necessário  energia para executar esta renovação com facilidade e na maioria das vezes a vida não para e não podemos jogar tudo pro alto e sangrar.

Além disso, abandonamos há muito tempo (por desinformação, machismo e a necessidade de sermos super mulheres) a oportunidade de aproveitar esse período de renovação física para também promover nossa cura mental e emocional.

Porém, aos poucos é possível irmos em nosso ritmo pessoal, nos conectando com nosso corpo e descobrimos que um almoço solitário e uma simples pausa ou ida ao banheiro no meio do dia corrido já são capazes de fazer maravilhas.

 

A Auto Cura iniciando pela Observação

Cada uma das etapas da menstruação tem um motivo e uma explicação tanto fisiológica como mistica e para nos entendermos precisamos escutar oque a nossa menstruação nos conta.

Ao observar a natureza e seus ciclos anuais (estações do ano) e mensais (ciclo Lunar) percebemos as semelhanças entre oque ocorre emocionalmente em nós mulheres e podemos aprimorar essa observação a partir de nós, tendo em vista que cada mulher possuí uma história e nossa história é que colabora com a construção de quem somos e oque somos ou não capazes de tolerar.

 

 

 

Menstruação, o Inverno

O período menstrual equivale a lua nova feminina. Na lua nova a energia contida nas plantas (seiva) fica concentrada na raiz devido a influência da lua sobre a natureza.  Fazendo uma analogia, é como se nosso útero corresponde-se as raízes da arvores e na menstruação nossa energia concentrada no útero trabalha para renovar nosso organismo. Isto não quer dizer que a menstruação deverá ocorrer na lua nova e sim que ao observar a natureza podemos olhar para o ciclo da lua nova a fim de entendermos melhor nosso ciclo pessoal.

O vazio o inicio

Algumas mulheres menstruam na lua cheia, outras na lua crescente e por aí vai; independente da data que caia, é no primeiro dia de menstruação que começamos a contar nosso ciclo. Neste período a energia do corpo se movimenta para decompor ou expelir o sangue que se acumulou no endométrio durante o último ciclo.

Por isto é comum muitas mulheres sentirem uma inquietude ou até mesmo uma insatisfação sem motivo aparente neste período. Nosso físico e emocional estão prontos para despedir-se de velhos hábitos e comportamentos, além disso tivemos o privilégio de acumular em nós toda a sabedoria de um ciclo e quando ignoramos este fato e continuamos seguindo o ritmo e contrariando nossa essência sofreremos mesmo que silenciosamente. Para facilitar essa “folga” na agenda vale antecipar tarefas, reuniões e aproveitar outros períodos do mês focando sua energia de forma que você obtenha melhor resultado profissional e pessoal, já que ambos estão intimamente ligados.

A Cura

Na menstruação assim como em cada uma das fases do ciclo menstrual habita em nós a cura, a diferença é que ao entrarmos em comunhão com as necessidades do nosso corpo no período menstrual temos a nossa disposição a força do arquétipo da anciã.

Os níveis de estrógeno e progesterona caem e sangramos desintoxicando o corpo. Em contra partida no âmbito mistico ou espiritual (corpo sútil) somos tomadas pela força da sabedoria ancestral que nos traz a clareza sobre aquilo que queremos ou não manter para os próximos ciclos. mas antes de sair abandonando padrões, devemos ter clareza que estamos de fato conectadas com nosso ciclo interior e para isto é necessário despir-se de conselhos alheios e buscar aquilo que faz sentido para o “Eu”; já que toda caminhada de evolução é individual e muitas vezes aquilo que dá certo para uma pessoa pode não dar certo para outra.

 

Pós Menstruação, a Primavera

Tudo se renovou, por isto este período equivale a lua crescente feminina. Assim como a natureza, saímos do nosso período de reclusão, e nossa energia pode fluir novamente para fora da terra.

É nesta fase que vemos na natureza as arvores florescerem com a missão de gerar sementes e frutos para o próximo ciclo. O mesmo acontece em nosso ovário, que começa a se preparar para ovulação 3 dias após a menstruação ter encerrado. Nesta fase nosso corpo começa a aumentar a produção de estrógeno e vivenciamos o aumento da nossa disposição, ficando mais ágeis e praticas.

A Materialização

Vemos na natureza através da primavera a delicadeza florescer e a força para impelir a semente. O dom de renascer após o inverno que trouxe a renovação para a terra.

A Força que nos habita é a de materializar planos, projetos e etc. Estamos ativas, tomadas pela vivacidade de uma donzela que inicia a vida cheia de sede e disposição.

 

 

 

Ovulação, o Verão

A lua cheia faz com que a seiva das plantas fluam para fora da terra atingindo a copa das arvores e o verão nos traz dias que são mais longos que a noite devido a incidência do sol ser maior no nosso hemisfério. Sendo a luz solar uma das principais responsáveis pela vida na terra é neste período que a natureza experimenta seu potencial máximo de fertilidade, tanto no mundo vegetal, como no mundo animal. Vemos as arvores frutificarem e muitas especieis animais entrarem no seu período de acasalamento. Em nós o nível de estrógeno aumenta e a fertilidade nos toca, direcionando nossa subconsciente a cuidar mais de nós e daqueles que amamos. É o dom maternal que habita a pachamama nos invadindo.

Ação e Intuição

Estamos férteis e prontas para gestar uma vida, projetos e a nossa cura interior.

Com a nossa intuição alinhada a nossa ação este período é ótimo para cortamos as ervas daninhas que impedem nosso crescimento pessoal. Nossa fertilidade pessoal também beneficia aqueles que estão a nossa volta e nossa energia esta a todo vapor nos permitindo sentir e realizar de uma forma ímpar.

 

Pré-Menstrual, o Outono

Após meses de calor o outono assim como a lua minguante, trazem para a terra a força da renovação. Dias e noites tem a mesma duração e as plantas começam a renovar suas folhas enquanto tudo no reino animal se prepara para o inverno que chegará em breve. É o inicio da Renovação que passa a acontecer na terra e dentro de cada ser que aqui habita, hora de repensar oque deixaremos para trás na próxima estação antes de mergulharmos na sombra que o inverno trará já que as noite durarão mais do que os dias.

Percepção e Intuição

Assim como acontece na natureza exterior, temos nossa luz e sombra em equilíbrio. Percebemos aquilo que acontece a nossa volta e contamos com nossa intuição para aliada a percepção nos trazer a certeza sobre nossas escolhas.

Entretanto quando estamos em desequilíbrio hormonal, físico ou emocional a TPM manifesta-se gritando pela nossa atenção.

É nessa hora que devemos silenciar e escutar o que a TPM nos conta a respeito de nós mesmas.

 

A Lua Menstrual e As Forças que regem os Ciclos

Para facilitar a transição entre a desassociação e conexão com nossa essência existem ferramentas facilitadoras além de acompanhar nosso ciclo através de um diário de palavras ou desenhos, podemos também fazer analogias entre nosso ciclo e a observação da natureza. Nos conectando com a força de cada ciclo interior e exterior conseguimos libertar nossa mulher selvagem com mais facilidade.

 

Direções e Estações levando em consideração a localização geográfica no hemisfério sul.

 

 

Fonte:

Mães, avós, anciãs, doulas, parteiras, ginecologistas e conhecedoras do feminino que tive o privilégio de conhecer na minha jornada de cura, auto-conhecimento e estudos do feminino. Pessoas que passam seus conhecimentos de boca em boca com muito amor gerando um circulo virtuoso de espalhar o bem e que me fortaleceram em busca dos mEUS caminhos de cura.

 

Literatura Recomendada:

Mulheres que correm com Lobos de Clarissa Pinkola Estés

Lua Vermelha de Miranda Gray

Caminho para a Iniciacao Feminina de Sylvia B Perera

 

 

 

 

 

Comente ou Compartilhe