[Sobre o vinho]
Nas vitórias é merecido, nas derrotas é necessário.
Ah o Vinho, ele dança na nossa boca enchendo de alegria o coração cansado. Aprendi a tomar vinho com os argentinos e trago comigo este hábito que apesar de mal visto por muita gente é bastante saudável se consumirmos sem exageros, por isto reuni tudo o que venho descobrindo sobre vinho.
Benefícios do Vinho
- O Vinho é antioxidante e combate os radicais livres;
- Aumenta nosso nível de endorfina no cérebro, proporcionando a sensação de bem-estar e alegria;
- Limpa o paladar sendo ótimo para acompanhar os mais variados pratos;
- Combate o colesterol;
- Diminuí o cansaço mental;
- Alivia problemas de gengivite;
- É excelente para a saúde cardíaca;
- Combate Infecção Urinária.
O Vinho “Certo” para Cada Tipo de Prato
A verdade é que certo e errado é um conceito bem arcaico já que o gosto pessoal é que deve imperar na hora da escolha do vinho, mas uma coisa é certa a harmonização do vinho com o prato tem o poder de mudar toda a nossa percepção durante uma refeiçãopor isto abaixo um resumo para facilitar a escolha do vinho perfeito:
Vinho Tinto Seco
Harmoniza com carnes vermelhas, molho vermelho, saladas com ingredientes amargos e doces bem como tabua de frios e queijos no geral;
Vinho Branco
Combina com refeições mais leves, purês e cremes de cores frias (entre o branco e laranja). Carne branca de um modo geral, massas temperadas com pestos de ervas e saladas.
Vinho Rose
Assim como o vinho vermelho o vinho rose harmoniza com carnes vermelhas, molho vermelho, saladas com ingredientes amargos e doces bem como tabua de frios e queijos no geral. Além disso harmoniza com cremes quentes como abobora, queijo, cebola entre outros e Combina muito bem com carne branca como porco, peixe, frango, pato e afins.
Espumantes
Eu prefiro degusta-los com as entradas e acompanhando a sobremesa porém ele harmoniza bem com frutos do mar e carnes brancas de um modo geral.