Estamos de quarentena e ficar em casa além de ser nossa obrigação, pode ser algo delicioso. Mas sabendo que para muitos tem sido uma verdadeira tortura, decidi compartilhar alguns recursos de diversão gratuita, sem sair de casa, que foram muito valiosos quando morei afastada da “cidade grande” e sofria de carência cultural.
1 – As Populares
- Livros: são sempre uma saída mas nem todo mundo te uma biblioteca em casa ou até mesmo gosta de ler, mas pra quem gosta é uma excelente pedida;
- Cozinhar: testar novas receitas pode ser tanto divertido como também empoderador, tem coisa melhor do que apreender a preparar seu prato favorito ou o prato favorito de alguém muito querido ?
- Maratonar Séries: tanto o Netflix como a Amazon Prime tem excelentes séries que você pode tanto maratonar como assistir algumas vezes por semana, dando ritmo aos dias;
- Fazer uma sessão cinema: com filme e petiscos caseiros.
2 – Tour Virtual a Museus
Existem diversos museus pelo mundo que tiveram suas principais obras de artes fotografas e catalogadas para que pudessem ser exibidas em galerias na web.
Uma das galerias virtuais mais famosas é a “Arts and Culture” do Google. Lá podemos encontrar obras de arte de museus do mundo todo.
Tour 360° Criadas pelos Museus
Além do Google Arts and Culture, diversos museus decidiram disponibilizar tours virtuais em 360° e fotografias das obras de arte de seu acervo para pessoas de qualquer parte do mundo pudessem admirar tanto suas construções como também suas obras.
Este é o caso do Museu do Vaticano, o Louvre na França e até mesmo o imperdível Museu de História Natural localizado na cidade Washington, EUA.
Para ler o post completo sobre as tours virtuais clique aqui
3 – No Youtube
O Youtube possuí tantas opções, que as vezes ficamos até perdidos, sem sequer saber como procurar algo pra assistir, mas com um pouco de paciência você também encontrará conteúdos incríveis, totalmente voltados a seu gosto pessoal.
Aqui compartilho um pouco do que vi nessa mídia que se torna a favorita de muita gente.
O Canal do Inhotim
Para aqueles que gostam de um bom papo, reflexões sobre arte, politica, ancestralidade e contemporaneidade o canal do Museu é uma boa pedida.
O vídeo “Inaugurações 2015: Seminário Visão Yanomami – mesa 3” é excelente para quem gosta de seminário no formato de mesa. Dialogando sobre assuntos delicados como o papel da arte na popularização de movimentos e a linha tênue entre apropriação cultural e arte indigenista.
O Vídeo começa com o coletivo se mostrando disposto a funcionar em sinergia, já que, apesar de um atraso no evento, são feitas concessões (monetárias ou não) entre o coletivo, para que todos possam participar até o final, mesmo quem depende do transporte oferecido pelo museu.
Acessa e depois comenta aqui se gostou !!!
O Canal do Instituto Odeon
O Instituo Odeon atua na gestão do Museu de Arte do Rio – MAR do Theatro Municipal de São Paulo.
Em seu canal do youtube disponibiliza peças de teatros, curtas metragem e mais, proporcionando algumas horas de conteúdo gratuito que pode ser apreciado sem sair de casa.
O Canal Arte 1
Se você for um assinante de tv a cabo talvez isto nem te interesse, por que não existe nada inédito no Youtube do canal Arte 1, porém se você não tem televisão por assinatura encontrará algumas horas de conteúdo para distrair a mente em momentos de tédio.
Canal Namu
Para quem busca movimentar-se, melhorar a alimentação e navegar em assuntos que tentam se equilibrar entre o mistico, o cientifico e o emocional de uma forma bastante esclarecedora para leigos ou não nos assuntos apresentados. Lá é possível encontrar desde playlists com aulas de yoga, gastronomia, até lives que abordam temas variados, inclusive seminários e outros conteúdos mais específicos que estão disponíveis na aba vídeos. Vale dar aquela conferida se você busca qualidade de vida e bem estar.
Recomendações Personalizadas
O youtube é uma das redes sociais com maior quantidade de conteúdo útil e inútil, por isto com tempo e atenção aos detalhes durante as pesquisas é possível encontrar conteúdos incríveis totalmente personalizados para o seu gosto pessoal.
Então mãos a massa e pesquise, se você for cuidadoso conseguirá receber indicações perfeitas do youtube para preencher suas horas de tédio, só não esqueça que o ócio também faz bem pro corpo e pra mente.
4 – Lives nas Mídias Sociais
Vocês devem ter percebido o número de pessoas que começaram a publicar conteúdo nas redes sociais de vocês.
As notificações sobre Lives acontecendo estão cada vez mais frequentes e é possível acessar diferentes tipos de conteúdo, porém cuidado, nem todas as fontes de conteúdo são confiáveis por isto sempre questione a informação.
- Para bordar: Paula Linard;
- Sobre Neurociência: Eduardo Schenberg;
- Física Quântica versus Inteligência Emocional: Professor Dênis no seu perfil Inteligência Quântica;
- Saboaria: Beija Flora Permacultura;
- Música: Tom Misch, nas suas sessões de quarentena é uma de tantas opções;
- Hangouts: O Hangouts é uma ferramenta do google que autoriza até 10 pessoas na mesma chamada de vídeo, tornando possível aquele encontro online com os amigos para virtualmente compartilhar um vinho e bons momentos de conversa.
5 – Diversão Offline
- Fazer uma sessão de spa em casa;
- Efetuar trabalhos manuais. Vale desde origami (arte de dobrar papéis), até mexer com ferramentas, consertar algo, desenhar, recortar, montar quebra cabeça e por aí vai;
- Praticar algum tipo de exercício físico: no youtube e no pinterest tem diversos tutoriais. Com opções que variam de aula de dança a artes marciais, pesquise algo que te interessa e vai nessa !!!
E Você?
Tem alguma dica de como se divertir sem sair de casa? Conta pra gente nos comentários.